Aula sobre Homonimos E Paronimos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Homônimos e parônimos são palavras com pronúncia ou grafia semelhantes e significados distintos. É muito comum confundir essas palavras, porém a sua utilização correta é essencial para uma comunicação eficaz. Neste material, utilizaremos a Rotação por estações, e os alunos serão divididos em grupos para desenvolver atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a definição de homônimos e parônimos com exemplos de palavras que se enquadram nessas categorias. Em seguida, explique a dinâmica da aula, em que os alunos irão participar de atividades em estações.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1 - Leitura e interpretação de texto

    Os alunos lerão um texto que contém diversos homônimos e parônimos. Em seguida, deverão identificar e registrar as palavras que se encaixam nessa categoria.

    Estação 2 - Jogo de palavras

    Os alunos irão jogar um caça-palavras, no qual deverão encontrar homônimos e parônimos.

    Estação 3 - Criação de frases

    Os alunos irão criar frases utilizando homônimos e parônimos. Forneça uma lista de palavras para que os alunos escolham as que se encaixam nessa categoria e utilizem\-las em frases.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os alunos irão compartilhar as atividades realizadas. Corrija e esclareça as dúvidas sobre o uso correto dos homônimos e parônimos.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Reforce a importância do uso correto dos homônimos e parônimos na comunicação e como isso pode evitar mal-entendidos. Os alunos deverão refletir sobre as atividades realizadas e a importância do tema para o cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar diferenças entre homônimos e parônimos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Proporcionar uma aula dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos homônimos e parônimos;
  • Utilização adequada dos homônimos e parônimos em frases;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Cooperação e respeito com os colegas durante as atividades;
  • Reflexão sobre a importância do uso correto dos homônimos e parônimos na comunicação.

Ações do professor

  • Explicar a definição de homônimos e parônimos;
  • Orientar os alunos durante as atividades em cada estação;
  • Corrigir as atividades realizadas pelos alunos e esclarecer dúvidas;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do tema para o cotidiano;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os homônimos e parônimos;
  • Utilizar adequadamente os homônimos e parônimos em frases;
  • Participar das atividades em grupo;
  • Cooperar e respeitar os colegas durante as atividades;
  • Refletir sobre a importância do uso correto dos homônimos e parônimos na comunicação.