Aula sobre Homonimos E Paronimos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Homônimos e parônimos são palavras que possuem grafia ou pronúncia semelhante, mas seus significados são diferentes. Exemplos: "mau" e "mal", "acender" e "ascender", "comprimento" e "cumprimento". Neste material, utilizaremos a Sala de Aula Invertida e os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema. Desta forma, eles terão uma participação ativa no processo de aprendizagem e serão responsáveis por construir seu próprio conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a diferença entre homônimos e parônimos. Utilize exemplos práticos e contextualize o tema na vida dos alunos.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Em casa, os alunos deverão buscar informações complementares sobre o tema em livros didáticos ou na internet. Eles devem pesquisar exemplos de homônimos e parônimos que ainda não foram apresentados por você.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Em sala de aula, apresente o mapa conceitual como uma ferramenta importante para organizar as informações. Os alunos irão criar o mapa conceitual em grupos. A ideia central deve ser "Homônimos e Parônimos" e, a partir dela, os grupos deverão criar 8 sub-ideias relacionadas ao tema. Cada uma dessas sub-ideias deve conter duas ramificações. É importante que os grupos discutam e compartilhem as informações para que o mapa conceitual fique completo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Estimule a discussão sobre as informações apresentadas e esclareça as dúvidas.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos deverão produzir um texto utilizando pelo menos 5 pares de homônimos ou parônimos. Oriente sobre a importância de escolher palavras adequadas para o contexto.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os textos produzidos pelos alunos serão lidos em voz alta para a turma. Proponha uma discussão sobre as palavras escolhidas e faça a correção de possíveis erros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre o tema trabalhado e a importância de saber a diferença entre homônimos e parônimos. Os alunos devem compartilhar o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar diferenças entre homônimos e parônimos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e organização de informações;
  • Estimular a criatividade e a produção textual.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta de pares de homônimos e parônimos no texto produzido;
  • Participação ativa na construção e apresentação do mapa conceitual;
  • Organização e clareza do mapa conceitual;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Correção ortográfica e gramatical.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na organização das informações;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Corrigir e dar feedback sobre os mapas conceituais e os textos produzidos;
  • Fazer uma reflexão sobre o tema trabalhado e mostrar sua importância.

Ações do aluno

  • Buscar informações complementares sobre o tema;
  • Participar ativamente na construção e na apresentação do mapa conceitual;
  • Produzir um texto utilizando pares de homônimos e parônimos;
  • Ler os textos produzidos pelos colegas;
  • Compartilhar o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento.