Aula sobre How Answer Questions In English Responder Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre como responder perguntas em inglês. Esta habilidade é muito importante para a comunicação em diferentes situações, como em viagens, na escola, em entrevistas e no trabalho.

Além disso, entender os diferentes tipos de perguntas em inglês e como respondê-las pode ajudar a examinar fatores que impedem o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, dê boas-vindas aos alunos e introduza o tema da aula.

    Em seguida, os alunos devem apresentar suas expectativas e experiências prévias com perguntas em Inglês e como respondê-las.

    Oriente os alunos a criar o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.


  2. Etapa 2 - Tipos de perguntas em inglês

    Apresente diferentes tipos de perguntas em Inglês, como perguntas fechadas, abertas e retóricas. Estimule os alunos a identificar exemplos de cada tipo de pergunta e seu uso em diferentes situações.

  3. Etapa 3 - Respostas curtas

    Os alunos devem aprender a responder perguntas em Inglês com respostas curtas. Dê exemplos e incentive os alunos a criar suas próprias respostas curtas para diferentes tipos de perguntas.

  4. Etapa 4 - Respostas longas

    Os alunos também devem aprender a responder perguntas em Inglês com respostas mais longas. Forneça exemplos e encoraje os alunos a criar suas próprias respostas longas para diferentes perguntas.

  5. Etapa 5 - Jogo de perguntas e respostas

    Os alunos devem participar de um jogo de perguntas e respostas, em duplas ou grupos. O objetivo é praticar como responder perguntas em inglês de forma adequada e clara.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem fazer o Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e possíveis dúvidas. Professor, incentive os alunos a compartilharem suas experiências.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês;
  • Promover a compreensão e o uso adequado dos diferentes tipos de perguntas em Inglês;
  • Estimular a criatividade e autoexpressão dos alunos, por meio da criação de respostas às perguntas em inglês;
  • Desenvolver a habilidade de analisar possíveis barreiras culturais que possam impedir a comunicação em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Habilidade em identificar e responder adequadamente aos diferentes tipos de perguntas em inglês;
  • Criação de respostas criativas e eficazes às perguntas em inglês;

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
  • Fornecer exemplos claros e precisos;
  • Dar feedback constante aos alunos;
  • Estimular a criatividade e a autoexpressão dos alunos;
  • Incentivar a análise crítica e reflexiva por parte dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar e responder adequadamente aos diferentes tipos de perguntas em Inglês;
  • Criar respostas criativas e eficazes às perguntas em Inglês;
  • Analisar possíveis barreiras culturais na comunicação em Inglês;
  • Registrar seus resultados no modelo de registro de aprendizagem.