Aula sobre How Answer Questions In English Responder Perguntas Ingles
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O inglês é uma língua falada em todos os lugares do mundo, além de ser a língua oficial de muitos países. Por isso, saber como responder perguntas básicas em inglês é essencial para a comunicação internacional e para o estudo da língua. Nessa atividade, os alunos aprenderão sobre a importância de responder perguntas em inglês e como fazê-lo de maneira eficiente, usando a metodologia ativa de Gamificação.
Etapa 1 - Introdução
Inicie explicando a importância de responder perguntas em Inglês e como esta habilidade pode ser útil em situações de comunicação internacional. Peça aos alunos exemplos imaginando situações em que precisariam responder perguntas em Inglês.Etapa 2 - Preparação do jogo de tabuleiro
Os alunos devem formar grupos de quatro pessoas e escolher um tema para o jogo de tabuleiro (por exemplo, perguntas sobre hobbies, sobre família, sobre viagens, etc.).Em seguida, devem criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cartas de perguntas e ações. O tabuleiro deve conter elementos como "avançar duas casas", "volte uma casa", "passe a vez", "você está livre para perguntar o que quiser", entre outros de livre escolha do grupo.
Etapa 3 - Preparação das perguntas
Os alunos devem elaborar cartas com perguntas e respostas em Inglês, seguindo o tema escolhido anteriormente. Professor, dê exemplos de perguntas e respostas em Inglês para orientar a atividade.Etapa 4 - Jogando o jogo
Cada grupo jogará o jogo de tabuleiro que criou, usando as perguntas e respostas desenvolvidas anteriormente. Professor, circule pela sala oferecendo apoio e tirando dúvidas durante o jogo.Etapa 5 - Encerramento
Os alunos discutirão as dificuldades enfrentadas durante o jogo e como eles superaram esses desafios. Professor, faça uma revisão das habilidades que os alunos desenvolveram durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de os alunos responderem perguntas em Inglês.
- Aprimoramento da habilidade de entendimento de perguntas em inglês.
- Aprimoramento da capacidade criativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Capacidade de criar perguntas relevantes e respostas corretas em Inglês.
- Capacidade de jogar e seguir as regras do jogo.
Ações do professor
- Apresentar a importância de responder perguntas em Inglês.
- Orientar o desenvolvimento do jogo de tabuleiro.
- Esclarecer dúvidas durante o jogo.
Ações do aluno
- Trabalhar colaborativamente para criar o jogo.
- Criar perguntas e respostas corretas em Inglês.
- Jogar e seguir as regras do jogo.