Aula sobre How Answer Questions In English Responder Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O inglês é uma língua falada em todos os lugares do mundo, além de ser a língua oficial de muitos países. Por isso, saber como responder perguntas básicas em inglês é essencial para a comunicação internacional e para o estudo da língua. Nessa atividade, os alunos aprenderão sobre a importância de responder perguntas em inglês e como fazê-lo de maneira eficiente, usando a metodologia ativa de Gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando a importância de responder perguntas em Inglês e como esta habilidade pode ser útil em situações de comunicação internacional. Peça aos alunos exemplos imaginando situações em que precisariam responder perguntas em Inglês.

  2. Etapa 2 - Preparação do jogo de tabuleiro

    Os alunos devem formar grupos de quatro pessoas e escolher um tema para o jogo de tabuleiro (por exemplo, perguntas sobre hobbies, sobre família, sobre viagens, etc.).

    Em seguida, devem criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cartas de perguntas e ações. O tabuleiro deve conter elementos como "avançar duas casas", "volte uma casa", "passe a vez", "você está livre para perguntar o que quiser", entre outros de livre escolha do grupo.


  3. Etapa 3 - Preparação das perguntas

    Os alunos devem elaborar cartas com perguntas e respostas em Inglês, seguindo o tema escolhido anteriormente. Professor, dê exemplos de perguntas e respostas em Inglês para orientar a atividade.

  4. Etapa 4 - Jogando o jogo

    Cada grupo jogará o jogo de tabuleiro que criou, usando as perguntas e respostas desenvolvidas anteriormente. Professor, circule pela sala oferecendo apoio e tirando dúvidas durante o jogo.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Os alunos discutirão as dificuldades enfrentadas durante o jogo e como eles superaram esses desafios. Professor, faça uma revisão das habilidades que os alunos desenvolveram durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de os alunos responderem perguntas em Inglês.
  • Aprimoramento da habilidade de entendimento de perguntas em inglês.
  • Aprimoramento da capacidade criativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Capacidade de criar perguntas relevantes e respostas corretas em Inglês.
  • Capacidade de jogar e seguir as regras do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar a importância de responder perguntas em Inglês.
  • Orientar o desenvolvimento do jogo de tabuleiro.
  • Esclarecer dúvidas durante o jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar colaborativamente para criar o jogo.
  • Criar perguntas e respostas corretas em Inglês.
  • Jogar e seguir as regras do jogo.