Aula sobre How Answer Questions In English Responder Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender a responder perguntas em Inglês, de forma clara e concisa. Esta habilidade é útil em muitas situações da vida cotidiana, como em entrevistas de emprego, apresentações e nas conversas informais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando a importância de saber como responder perguntas em Inglês e apresentando o objetivo da aula. Compartilhe que a atividade usará a metodologia ativa da Rotação por Estações, na qual os alunos têm a oportunidade de trabalhar em diferentes atividades diferentes relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Organização das estações

    Crie duplas e peça que para conversem por 2 minutos sobre um tema de sua escolha.

    Em seguida, divida os alunos em três grandes grupos, que serão as estações.

    Após o tempo determinado, cada grupo deve migrar para a estação seguinte, até que todos tenham visitado todas as estações.

    \- Estação 1 - Leitura e Prática

    Providencie, para esta estação, um texto curto sobre como responder perguntas em Inglês e também um roteiro com perguntas em Inglês. O grupo que visita esta estação deve ler o texto e, em seguida, praticar a atividade de perguntas e respostas em Inglês, com o auxílio do roteiro disponibilizado.

    \- Estação 2 - Jogo de Perguntas e Respostas

    Providencie, para esta estação, uma seleção de jogos adequados para a idade e nível de Inglês da turma, conforme a sua preferência. Ao chegar nesta estação, os alunos devem jogar visando praticar perguntas e respostas em Inglês.

    \- Estação 3 - Diálogos em Diferentes Contextos

    Providencie, para esta estação, exemplos de situações de diálogos em Inglês, como para pedir direções ou para fazer pedidos em um restaurante. Ao chegar nesta estação, os alunos devem trabalhar juntos para exercitar diálogos em diferentes contextos que envolvam perguntas e respostas em Inglês.


  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Reúna a turma e pergunte sobre as experiências dos alunos em cada uma das estações.

    Ao final da atividade, oriente cada grupo a apresentar seu diálogo para toda a turma. Reforce as habilidades e conhecimentos que foram adquiridos. De forma opcional, você pode ainda compartilhar videoaulas com exercícios para reforçar o tema trabalhado.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Finalize a aula recapitulando os principais pontos abordados e enfatizando a importância de praticar para melhorar a habilidade de responder perguntas em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aprimorar a habilidade dos alunos em responder perguntas em Inglês.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a prática em diferentes contextos da língua inglesa.
  • Desenvolver a criatividade e o interesse pela língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação em cada uma das estações.
  • Habilidade na criação de diálogos em diferentes contextos.
  • Fluidez e clareza na resposta de perguntas em Inglês.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Preparar as atividades de cada estação com antecedência.
  • Auxiliar os alunos em caso de dúvidas ou dificuldades.
  • Monitorar a participação e o progresso dos alunos em cada uma das estações.
  • Propiciar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de cada uma das estações.
  • Trabalhar com os colegas em grupo de forma colaborativa.
  • Praticar a habilidade de responder perguntas em inglês.
  • Apresentar os diálogos criados pela equipe.