Aula sobre How Answer Questions In English Responder Perguntas Ingles
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao tema "How to answer questions in English?" (Como responder perguntas em Inglês?). Este tema é importante para desenvolver a habilidade de comunicação em Inglês, proporcionando as ferramentas necessárias para responder perguntas de forma clara e coerente em diversas situações cotidianas.
Etapa 1 - Preparação
Professor, oriente os alunos a assistirem a um vídeo ou a ler um texto que explique de forma simples e clara como responder perguntas em inglês. O material escolhido deve ser adequado para a idade e o nível de conhecimento dos alunos.Ao fornecer os materiais, explique que a metodologia utilizada será a da sala de aula invertida, que consiste em um modelo de aprendizado ativo no qual os alunos têm a oportunidade de ter contato prévio com o conteúdo antes do momento presencial, permitindo, assim, que o tempo em sala de aula possa ser empregado em atividades mais práticas e dinâmicas.
Etapa 2 - Discussão em grupo
No momento presencial, facilite uma discussão em grupo sobre o material estudado na Etapa 1. Os alunos devem compartilhar suas ideias e opiniões sobre como responder perguntas em inglês e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.Etapa 3 - Registro individual escrito
Os alunos devem registrar por escrito, individualmente, suas opiniões e experiências sobre a atividade. Esta etapa permitirá que você avalie o aprendizado e a compreensão de cada aluno em relação ao tema.Etapa 4 - Prática em grupo
Agora, organize os estudantes em grupos de até quatro integrantes. Apresente um conjunto de perguntas em Inglês a cada grupo e peça que eles respondam utilizando o que aprenderam e registraram na Etapa 3. Circule pela sala, tire dúvidas e forneça feedbacks durante a atividade.Etapa 5 - Entrevistando os colegas
Nos mesmos grupos, os estudantes devem assumir o papel de entrevistadores e entrevistados, usando as perguntas em Inglês previamente discutidas e respondidas pelo grupo.Professor, você pode inserir perguntas adicionais para avaliar a compreensão dos alunos.
Etapa 6 - Reflexão final
Incentivar os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e como isso pode ajudá-los em sua futura comunicação em Inglês.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Como tarefa, os alunos podem ser orientados a criar suas próprias perguntas em Inglês para se prepararem para a próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em responder perguntas em Inglês.
- Promover a comunicação oral entre os alunos, incentivando-os a trabalhar em grupo, fazendo perguntas e respondendo a elas.
- Incentivar o uso de metodologias ativas para aperfeiçoar o aprendizado dos alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos de responder perguntas em Inglês de forma clara e coerente.
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Criatividade dos alunos ao criar suas próprias perguntas em Inglês.
Ações do professor
- Proporcionar material adequado para a faixa etária dos alunos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades.
- Proporcionar suporte individual aos alunos que precisam de ajuda.
- Incentivar a reflexão e a autoavaliação dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto fornecido pelo professor.
- Trabalhar em grupo para responder perguntas em Inglês.
- Criar suas próprias perguntas em Inglês.
- Refletir sobre o que foi aprendido e como isso pode ser usado em situações futuras.