Aula sobre How Answer Questions In English Responder Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao tema "How to answer questions in English?" (Como responder perguntas em Inglês?). Este tema é importante para desenvolver a habilidade de comunicação em Inglês, proporcionando as ferramentas necessárias para responder perguntas de forma clara e coerente em diversas situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Professor, oriente os alunos a assistirem a um vídeo ou a ler um texto que explique de forma simples e clara como responder perguntas em inglês. O material escolhido deve ser adequado para a idade e o nível de conhecimento dos alunos.

    Ao fornecer os materiais, explique que a metodologia utilizada será a da sala de aula invertida, que consiste em um modelo de aprendizado ativo no qual os alunos têm a oportunidade de ter contato prévio com o conteúdo antes do momento presencial, permitindo, assim, que o tempo em sala de aula possa ser empregado em atividades mais práticas e dinâmicas.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    No momento presencial, facilite uma discussão em grupo sobre o material estudado na Etapa 1. Os alunos devem compartilhar suas ideias e opiniões sobre como responder perguntas em inglês e como isso pode ser aplicado em sua vida cotidiana.

  3. Etapa 3 - Registro individual escrito

    Os alunos devem registrar por escrito, individualmente, suas opiniões e experiências sobre a atividade. Esta etapa permitirá que você avalie o aprendizado e a compreensão de cada aluno em relação ao tema.

  4. Etapa 4 - Prática em grupo

    Agora, organize os estudantes em grupos de até quatro integrantes. Apresente um conjunto de perguntas em Inglês a cada grupo e peça que eles respondam utilizando o que aprenderam e registraram na Etapa 3. Circule pela sala, tire dúvidas e forneça feedbacks durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Entrevistando os colegas

    Nos mesmos grupos, os estudantes devem assumir o papel de entrevistadores e entrevistados, usando as perguntas em Inglês previamente discutidas e respondidas pelo grupo.

    Professor, você pode inserir perguntas adicionais para avaliar a compreensão dos alunos.


  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Incentivar os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e como isso pode ajudá-los em sua futura comunicação em Inglês.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Como tarefa, os alunos podem ser orientados a criar suas próprias perguntas em Inglês para se prepararem para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em responder perguntas em Inglês.
  • Promover a comunicação oral entre os alunos, incentivando-os a trabalhar em grupo, fazendo perguntas e respondendo a elas.
  • Incentivar o uso de metodologias ativas para aperfeiçoar o aprendizado dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos de responder perguntas em Inglês de forma clara e coerente.
  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Criatividade dos alunos ao criar suas próprias perguntas em Inglês.

Ações do professor

  • Proporcionar material adequado para a faixa etária dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Proporcionar suporte individual aos alunos que precisam de ajuda.
  • Incentivar a reflexão e a autoavaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto fornecido pelo professor.
  • Trabalhar em grupo para responder perguntas em Inglês.
  • Criar suas próprias perguntas em Inglês.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e como isso pode ser usado em situações futuras.