Aula sobre How Ask Questions English Como Fazer Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, vamos aprender como fazer perguntas em inglês. Esta é uma habilidade fundamental para se comunicar em inglês, seja em viagens, negociações comerciais ou mesmo em conversas informais com pessoas de diferentes culturas. Vamos usar a metodologia Aprendizagem Entre Pares, onde os alunos trabalharão em pares para criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias sobre o tema.

Para contextualizar o assunto, você usar exemplos do cotidiano dos alunos, como perguntar o horário, pedir informações em viagens, etc. Mostrando a eles como essa habilidade é importante em diversas situações da vida.


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o tema explicando a importância de saber fazer perguntas em inglês. Para isso, apresente exemplos práticos de como essa habilidade é fundamental em situações cotidianas como viagens, conversas com estrangeiros, etc.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em pares

    Divida a turma em pares para que cada dupla possa trabalhar no mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Explicação do mapa conceitual

    Explique o que é um mapa conceitual e como trabalhar com ele.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla irá criar um mapa conceitual sobre como fazer perguntas em inglês, com uma ideia central e 8 sub-ideias. O mapa deve ter 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema “How to ask questions in English?” e seus subtópicos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Encoraje os alunos a fazer perguntas e comentários sobre o trabalho das outras duplas, aprimorando as reflexões sobre a habilidade de fazer perguntas em inglês.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo para consolidar o aprendizado dos alunos e esclarecer dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância de saber fazer perguntas em inglês e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ajudar a desenvolver essa habilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer perguntas em inglês
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do mapa conceitual
  • Incentivar a troca de ideias e o respeito às opiniões dos colegas

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do mapa conceitual
  • Coerência e profundidade das ideias apresentadas
  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Clareza na apresentação do mapa conceitual
  • Respeito e colaboração com os colegas de dupla.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo
  • Corrigir eventuais erros ou dúvidas dos alunos
  • Fazer uma conclusão para consolidar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual
  • Participar ativamente na discussão em grupo
  • Respeitar as opiniões dos colegas
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva
  • Refletir sobre a importância da comunicação em diferentes contextos.