Aula sobre How Ask Questions English Como Fazer Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "How to ask questions in English? (Como fazer perguntas em inglês)" é fundamental para o desenvolvimento da comunicação em inglês. A habilidade de fazer perguntas é essencial em todos os aspectos da vida, seja na escola, no trabalho ou em situações cotidianas. Nesta prática, a metodologia Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, identificando os fatores que podem impedi-los de desenvolver a habilidade de fazer perguntas em inglês. Será trabalhado também exemplos práticos de perguntas essenciais em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie com uma breve apresentação sobre a importância de saber fazer perguntas em inglês e como elas podem ser aplicadas no dia a dia. Apresente alguns exemplos de perguntas para que os alunos possam começar a se familiarizar com o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia Design Thinking

    Explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada, ressaltando a importância de colocar-se no lugar do outro para entender suas necessidades e dificuldades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos, divididos em grupos de 4 ou 5, deverão criar um mapa de empatia com base em um aluno fictício aprendendo a fazer perguntas em inglês. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", pensando nas dificuldades que pessoas podem ter ao fazer perguntas em inglês.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as dificuldades que foram identificadas e como elas podem ser solucionadas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos de perguntas em inglês

    Apresente alguns exemplos de perguntas em inglês essenciais em diferentes situações, como em uma entrevista de emprego, em um restaurante ou em uma viagem.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos, em duplas, deverão criar um diálogo com perguntas e respostas sobre um tema específico, utilizando as perguntas apresentadas na Etapa 5. As duplas se apresentarão para a turma e receberão feedbacks dos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão e reflexão

    Faça uma reflexão sobre a metodologia Design Thinking e a aplicação prática do tema, ressaltando a importância de entender as necessidades do outro para se comunicar de forma eficiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Implementar a metodologia de Design Thinking no ensino de inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a aula.
  • Qualidade da apresentação do mapa de empatia.
  • Habilidade de criar um diálogo utilizando as perguntas apresentadas na Etapa 5.
  • Cooperação e colaboração durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Proporcionar exemplos práticos de perguntas essenciais em inglês.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Oferecer feedbacks construtivos para os trabalhos apresentados pelos alunos.
  • Concluir a aula com uma reflexão sobre a metodologia e a aplicação prática do tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia identificando as dificuldades encontradas na habilidade de fazer perguntas em inglês.
  • Criar um diálogo utilizando as perguntas apresentadas na Etapa 5.
  • Cooperação e colaboração durante a atividade em grupo.
  • Participação ativa durante a aula.
  • Reflexão sobre a metodologia e a aplicação prática do tema.