Aula sobre How Ask Questions English Como Fazer Perguntas Ingles
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Ao aprender inglês, saber como fazer perguntas é uma habilidade fundamental para se comunicar de forma eficaz. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver sua capacidade de fazer perguntas em inglês, compreendendo as diferenças entre as estruturas interrogativa e afirmativa. Para tornar a aula mais envolvente e estimulante, a metodologia escolhida será a gamificação. Os alunos irão criar um mapa de registro para seu próprio jogo, abordando tópicos como objetivo, desafios e recompensas, além de refletir sobre como diferentes fatores podem afetar a comunicação em inglês entre pessoas de diferentes culturas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o objetivo da aula e destaque como a habilidade de fazer perguntas em inglês é importante para a comunicação. Em seguida, apresente a metodologia da gamificação e explique como os alunos irão desenvolver seu próprio jogo.Etapa 2 - Teoria
Revise a estrutura de perguntas em inglês, comparando com a estrutura afirmativa e destacando as diferenças. Os alunos deverão praticar criando perguntas simples, utilizando diferentes pronomes interrogativos e verbos.Etapa 3 - Criação do jogo
Divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo crie um mapa de registro para seu próprio jogo, seguindo as seguintes etapas:\- Definir o nome do jogo
\- Estabelecer o objetivo do jogo
\- Identificar os desafios que os jogadores irão enfrentar
\- Criar diferentes níveis de dificuldade
\- Descrever o esquema de recompensas
\- Escrever informações para o consumidor final
\- Explicar por que seu jogo é engajador e será um sucesso
Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona, por que é engajador e como contribuirá para a habilidade de formular perguntas em inglês.Etapa 5 - Teste dos jogos
Os grupos deverão montar os jogos e permitir que outro grupo teste o seu jogo. Ao final, os alunos deverão dar feedback sobre os jogos, compartilhando como desenvolveram habilidade de fazer perguntas em inglês através deles.Etapa 6 - Discussão sobre a comunicação em inglês
Conduza uma discussão sobre como diferentes fatores, como sotaque, cultural e nível de habilidade em inglês, podem afetar a comunicação em inglês entre pessoas de diferentes culturas.Etapa 7 - Reflexão final
Promova uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar essa habilidade de fazer perguntas em inglês em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer perguntas em inglês;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Refletir sobre como a comunicação em inglês pode ser afetada por diferentes fatores culturais e linguísticos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo;
- Habilidade em criar perguntas em inglês corretamente;
- Capacidade de refletir sobre como diferentes fatores podem afetar a comunicação em inglês.
Ações do professor
- Apresentar a metodologia da gamificação;
- Revisar a estrutura de perguntas em inglês;
- Conduzir a discussão sobre a comunicação em inglês.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro para seu próprio jogo;
- Praticar a criação de perguntas em inglês;
- Montar um jogo e jogar o jogo dos colegas, aprimorando habilidades em inglês;
- Refletir sobre sua própria habilidade em comunicação em inglês.