Aula sobre How Ask Questions English Como Fazer Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Ao aprender inglês, saber como fazer perguntas é uma habilidade fundamental para se comunicar de forma eficaz. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver sua capacidade de fazer perguntas em inglês, compreendendo as diferenças entre as estruturas interrogativa e afirmativa. Para tornar a aula mais envolvente e estimulante, a metodologia escolhida será a gamificação. Os alunos irão criar um mapa de registro para seu próprio jogo, abordando tópicos como objetivo, desafios e recompensas, além de refletir sobre como diferentes fatores podem afetar a comunicação em inglês entre pessoas de diferentes culturas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo da aula e destaque como a habilidade de fazer perguntas em inglês é importante para a comunicação. Em seguida, apresente a metodologia da gamificação e explique como os alunos irão desenvolver seu próprio jogo.

  2. Etapa 2 - Teoria

    Revise a estrutura de perguntas em inglês, comparando com a estrutura afirmativa e destacando as diferenças. Os alunos deverão praticar criando perguntas simples, utilizando diferentes pronomes interrogativos e verbos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo crie um mapa de registro para seu próprio jogo, seguindo as seguintes etapas:

    \- Definir o nome do jogo

    \- Estabelecer o objetivo do jogo

    \- Identificar os desafios que os jogadores irão enfrentar

    \- Criar diferentes níveis de dificuldade

    \- Descrever o esquema de recompensas

    \- Escrever informações para o consumidor final

    \- Explicar por que seu jogo é engajador e será um sucesso


  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona, por que é engajador e como contribuirá para a habilidade de formular perguntas em inglês.

  5. Etapa 5 - Teste dos jogos

    Os grupos deverão montar os jogos e permitir que outro grupo teste o seu jogo. Ao final, os alunos deverão dar feedback sobre os jogos, compartilhando como desenvolveram habilidade de fazer perguntas em inglês através deles.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a comunicação em inglês

    Conduza uma discussão sobre como diferentes fatores, como sotaque, cultural e nível de habilidade em inglês, podem afetar a comunicação em inglês entre pessoas de diferentes culturas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promova uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar essa habilidade de fazer perguntas em inglês em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer perguntas em inglês;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Refletir sobre como a comunicação em inglês pode ser afetada por diferentes fatores culturais e linguísticos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Habilidade em criar perguntas em inglês corretamente;
  • Capacidade de refletir sobre como diferentes fatores podem afetar a comunicação em inglês.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia da gamificação;
  • Revisar a estrutura de perguntas em inglês;
  • Conduzir a discussão sobre a comunicação em inglês.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro para seu próprio jogo;
  • Praticar a criação de perguntas em inglês;
  • Montar um jogo e jogar o jogo dos colegas, aprimorando habilidades em inglês;
  • Refletir sobre sua própria habilidade em comunicação em inglês.