Aula sobre How Ask Questions English Como Fazer Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Como fazer perguntas em inglês?" é uma habilidade fundamental para a comunicação em inglês. É importante que os alunos dominem essa habilidade para poderem entender e se comunicar com pessoas que falam inglês. Nas atividades do dia-a-dia, seja em viagens, em situações sociais ou até mesmo na internet, é comum a necessidade de fazer perguntas em inglês. Nesta atividade, vamos praticar a habilidade de fazer perguntas em inglês usando a metodologia da Rotação por estações. Nessa abordagem, os alunos trabalham em grupos em uma rotação de atividades, criando um ambiente mais dinâmico e colaborativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando a importância de saber fazer perguntas em inglês e sua aplicação no mundo real. Você também pode elaborar um questionário para os alunos responderem, e assim, verificar o conhecimento prévio da turma sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida os alunos em três grupos, um em cada estação. É recomendado que cada estação tenha um limite de tempo para que as atividades sejam bem distribuídas. Oriente os alunos a trocarem de estações assim que o tempo encerrar para concluírem todas as atividades.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Aprendendo sobre as diferentes formas de perguntas

    Nesta estação, disponibilize uma atividade escrita sobre as diferentes formas de perguntas em inglês. Os alunos deverão responder a essas perguntas e formular questões a partir das respostas, incentivando a compreensão escrita dos estudantes.

    Estação 2 - Praticando perguntas em inglês

    Nessa estação, os alunos irão praticar oralmente como fazer perguntas em inglês por meio de um jogo de cartas, estimulando um diálogo entre duplas. Forneça cartas com perguntas em inglês e instrua os alunos para formarem duplas, sendo que em um momento um deve perguntar e o outro responder, e vice-versa.

    Estação 3 - Pesquisa sobre culturas diferentes

    Nessa estação, os alunos farão uma pesquisa sobre as diferenças culturais que podem influenciar a maneira como as pessoas fazem perguntas em inglês em diferentes países. Eles podem usar a internet ou livros para realizar a pesquisa e encontrar informações relevantes.


  4. Etapa 4 - Discussão final

    Conduza uma discussão aberta com a turma para debater as atividades realizadas. Ele pode perguntar sobre as dificuldades encontradas para fazer perguntas em inglês, além de incentivar os alunos a fazerem perguntas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Finalize reforçando a importância de saber fazer perguntas em inglês e como isso pode ajudar os alunos em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas em inglês.
  • Explorar diferentes estratégias para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
  • Estimular o raciocínio crítico e reflexivo dos alunos.
  • Encorajar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Compreensão dos diferentes tipos de perguntas que existem em inglês.
  • Habilidade dos alunos em realizar perguntas em inglês de forma correta e coerente.
  • Qualidade da pesquisa realizada na estação 3.
  • Criatividade e colaboração durante as atividades.

Ações do professor

  • Preparar o material para cada estação.
  • Esclarecer as dúvidas dos alunos e oferecer suporte durante a realização das atividades.
  • Conduzir a discussão final sobre as atividades.
  • Observar a participação de cada aluno e fazer intervenções quando necessário.
  • Proporcionar feedbacks aos alunos e estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre as diferenças culturais relacionadas às perguntas em inglês na estação 3.
  • Fazer perguntas em inglês durante a atividade do jogo de cartas.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem ao final da aula.