Aula sobre How Ask Questions English Como Fazer Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A habilidade de fazer perguntas em inglês é uma das mais importantes para a comunicação efetiva em inglês. Saber fazer perguntas é fundamental para sair do papel de ouvinte para o de falante e para estabelecer contato com outras pessoas. Nesta prática, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um mapa conceitual sobre como fazer perguntas em inglês, desde a ideia central, passando pelas sub-ideias, até chegar à profundidade do tema. Em um mundo cada vez mais globalizado, o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e apresente exemplos de situações cotidianas em que fazemos perguntas em inglês, tais como em aeroportos, em lojas e restaurantes. Incentive os alunos a compartilhar experiências em que fizeram perguntas em inglês.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Passe um vídeo curto sobre como fazer perguntas em inglês e, em seguida, disponibilize aos alunos uma série de perguntas em inglês, as quais deverão responder por escrito. Ofereça dicas e sugestões para os alunos melhorarem suas habilidades de compreensão e escrita.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual - Nível 1

    Os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 4 sub-ideias sobre como fazer perguntas em inglês, utilizando suas próprias palavras e exemplos práticos. Caminhe pela sala e auxilie-os na construção do mapa.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento em grupo

    Divida os alunos em grupos de quatro participantes. Cada um deverá apresentar sua ideia central e sub-ideias para os colegas.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual - Nível 2

    Os alunos, em seus grupos, criarão agora mais 4 sub-ideias para cada sub-ideia anterior do mapa conceitual. Novamente, caminhe pela sala e auxilie-os na construção do mapa.

  6. Etapa 6 - Compartilhamento em grupo

    Os alunos apresentarão o mapa conceitual completo para os colegas, ressaltando as sub-ideias adicionais. Ofereça feedback durante esse momento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Retome o que foi aprendido na aula e peça que os alunos façam uma autorreflexão sobre o que aprenderam e o que ainda precisam melhorar em relação à habilidade de fazer perguntas em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer perguntas em inglês.
  • Promover a criatividade e o pensamento crítico dos alunos por meio da criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a colaboração e o compartilhamento de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Criação de um mapa conceitual completo e bem elaborado.
  • Participação ativa e colaborativa nas discussões em grupo.
  • Habilidade de fazer perguntas em inglês demonstrada nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos do tema.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estar presente e auxiliar os alunos durante a realização das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa conceitual completo e bem elaborado.
  • Demonstrar habilidade de fazer perguntas em inglês nas atividades propostas.