Aula sobre How To Answer Suggestions Como Responder A Sugestoes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, vamos aprender como responder a sugestões em situações de interação oral em inglês. Vamos explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em diferentes contextos. Por exemplo, imagine que alguém sugere uma ideia para você, mas você não concorda. Como responder de forma educada e clara? Ou alguém faz uma sugestão sobre onde comer e você está inseguro, como você pode pedir mais informações? O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo da aula para os estudantes e contextualize o tema. Faça perguntas para verificar o conhecimento prévio dos alunos e instigar a curiosidade sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos e atividades

    Apresente aos alunos exemplos práticos de situações de interação oral em inglês, com a utilização de recursos linguísticos e paralinguísticos. Em seguida, os alunos devem praticar, em grupo, as atividades propostas. Peça que os grupos criem sugestões uns aos outros que devem ser discutidas por todos ao final.

  3. Etapa 3 - Apresentação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual em grupos de três ou quatro pessoas, contendo uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais como folhas de papel, canetas coloridas e marcadores de texto para a criação dos mapas conceituais.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve explicar seu mapa conceitual para a turma, e discutir as ideias apresentadas. Você deve incentivar a participação e a reflexão dos alunos e fornecer feedback sobre as ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, reforce os conceitos aprendidos e destaque a importância do desenvolvimento da habilidade em responder a sugestões em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral em inglês;
  • Explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral.
  • Participação ativa e construtiva durante as atividades em grupo.
  • Elaboração de um mapa conceitual claro e organizado.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Fornecer materiais para a criação dos mapas conceituais.
  • Incentivar a participação e a reflexão dos alunos durante a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual claro e organizado.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Aplicar adequadamente os recursos linguísticos e paralinguísticos nas situações de interação oral.