Aula sobre How To Answer Suggestions Como Responder A Sugestoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


É comum que as pessoas recebam sugestões de outras em diferentes contextos, seja na escola, no trabalho ou em situações pessoais. Saber como responder a sugestões é uma habilidade importante na comunicação oral. Nesta atividade, a metodologia ativa Design Thinking será aplicada para desenvolver a habilidade dos alunos em explorar os recursos linguísticos e paralinguísticos na interação oral e entender como responder a sugestões com eficiência. Para isso, os estudantes vão criar um mapa de empatia, um exercício que ajuda a compreender melhor as emoções e comportamentos das pessoas em diferentes situações.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Faça uma conversa informal com os alunos sobre sugestões que já receberam e como responderam. Em seguida, solicite que os alunos escrevam algumas sugestões que já receberam em post-its coloridos.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente o tema "How to answer suggestions?" e dê exemplos de respostas adequadas e inadequadas às sugestões.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Empatia

    A turma será dividida em grupos de quatro a cinco alunos. Cada grupo vai criar um Mapa de Empatia de uma pessoa que recebeu uma sugestão. Eles devem responder às questões: "O que ele pensa e sente?", "Como ele se expressa?", "O que ele faz?", "Como ele percebe o mundo?", "Dores" e "Ganhos". Os grupos devem colar os post-its coloridos com sugestões nos campos correspondentes do mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta seu mapa de empatia e os demais grupos farão perguntas para entender melhor a pessoa que recebeu a sugestão e como ela poderia responder.

  5. Etapa 5 - Role-play

    Os grupos vão representar as situações apresentadas nos mapas de empatia, utilizando gestos e expressões faciais para demonstrar a emoção do momento. Os demais grupos devem sugerir respostas adequadas para cada situação.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Destaque os principais aprendizados da aula e faça uma reflexão sobre a importância de saber responder a sugestões com eficiência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral.
  • Estimular a empatia e compreensão dos sentimentos e comportamentos alheios.
  • Promover a reflexão sobre a importância de saber responder a sugestões com eficiência.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da aula.
  • Criação de um mapa de empatia completo e detalhado.
  • Utilização adequada de recursos linguísticos e paralinguísticos na representação das situações.
  • Identificação das respostas adequadas e inadequadas as sugestões nas situações representadas.
  • Reflexão sobre a importância de saber responder a sugestões com eficiência.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Dar feedbacks construtivos e pontuais para os alunos durante a realização das atividades.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Criar um mapa de empatia completo e detalhado.
  • Utilizar recursos linguísticos e paralinguísticos adequadamente na representação das situações.
  • Identificar respostas adequadas e inadequadas as sugestões nas situações representadas.
  • Refletir sobre a importância de saber responder a sugestões com eficiência.