Aula sobre How To Answer Suggestions Como Responder A Sugestoes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nessa atividade, vamos trabalhar como responder a sugestões em situações de interação oral. Esse tema é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois eles estão constantemente recebendo sugestões de amigos, familiares e professores. A metodologia que será utilizada é a gamificação, por meio da criação de um jogo de tabuleiro pelos alunos. O objetivo é explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em contextos de interação oral de forma divertida e interativa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema e apresente exemplos práticos do uso de sugestões no cotidiano. Em seguida, todos os alunos devem falar ao menos uma sugestão que já receberam.Etapa 2 - Criação do jogo de tabuleiro em grupos
Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo vai criar um jogo de tabuleiro sobre o tema "How to answer suggestions?" utilizando cartolina, papel, lápis de cor e outros materiais escolares. Cada grupo deve ter um líder, que será responsável por apresentar o jogo no final.Etapa 3 - Definição das casas e cartas
Cada grupo define as 51 casas do jogo e as cartas de perguntas e ações. As casas devem representar diferentes situações em que uma sugestão pode ser dada, como "Na loja de conveniência" ou "No ônibus". As cartas devem ter perguntas e ações relacionadas ao tema, como "Responda à sugestão usando a frase 'That's a great idea!'" ou "Dê uma sugestão adequada na situação descrita na carta".Etapa 4 - Testando o jogo
Os grupos vão testar seus jogos entre si e fazer ajustes na jogabilidade e nas regras conforme necessário.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo e todos os alunos terão a chance de jogar. Observe como os alunos aplicam os recursos linguísticos e paralinguísticos ensinados durante a atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações dos jogos, lidere uma discussão sobre o uso de sugestões em situações de interação oral e destaque os recursos linguísticos e paralinguísticos utilizados pelos alunos durante o jogo.Etapa 7 - Feedback
Dê feedback aos alunos sobre seus esforços e desempenhos na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades linguísticas e paralinguísticas dos alunos em situações de interação oral.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Proporcionar uma experiência de aprendizagem divertida e interativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante toda a atividade.
- Criatividade e qualidade do jogo criado pelo grupo.
- Habilidade dos alunos em aplicar os recursos linguísticos e paralinguísticos ensinados na atividade.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Fornecer orientação e suporte aos grupos durante a criação do jogo.
- Observar o desempenho dos alunos durante a atividade e fornecer feedback no final.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Trabalhar em equipe para criar o jogo e definir as regras.
- Aplicar os recursos linguísticos e paralinguísticos ensinados na atividade.