Aula sobre How To Answer Suggestions Como Responder A Sugestoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nessa atividade, vamos trabalhar como responder a sugestões em situações de interação oral. Esse tema é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois eles estão constantemente recebendo sugestões de amigos, familiares e professores. A metodologia que será utilizada é a gamificação, por meio da criação de um jogo de tabuleiro pelos alunos. O objetivo é explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em contextos de interação oral de forma divertida e interativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e apresente exemplos práticos do uso de sugestões no cotidiano. Em seguida, todos os alunos devem falar ao menos uma sugestão que já receberam.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo de tabuleiro em grupos

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo vai criar um jogo de tabuleiro sobre o tema "How to answer suggestions?" utilizando cartolina, papel, lápis de cor e outros materiais escolares. Cada grupo deve ter um líder, que será responsável por apresentar o jogo no final.

  3. Etapa 3 - Definição das casas e cartas

    Cada grupo define as 51 casas do jogo e as cartas de perguntas e ações. As casas devem representar diferentes situações em que uma sugestão pode ser dada, como "Na loja de conveniência" ou "No ônibus". As cartas devem ter perguntas e ações relacionadas ao tema, como "Responda à sugestão usando a frase 'That's a great idea!'" ou "Dê uma sugestão adequada na situação descrita na carta".

  4. Etapa 4 - Testando o jogo

    Os grupos vão testar seus jogos entre si e fazer ajustes na jogabilidade e nas regras conforme necessário.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo e todos os alunos terão a chance de jogar. Observe como os alunos aplicam os recursos linguísticos e paralinguísticos ensinados durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações dos jogos, lidere uma discussão sobre o uso de sugestões em situações de interação oral e destaque os recursos linguísticos e paralinguísticos utilizados pelos alunos durante o jogo.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê feedback aos alunos sobre seus esforços e desempenhos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades linguísticas e paralinguísticas dos alunos em situações de interação oral.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizagem divertida e interativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante toda a atividade.
  • Criatividade e qualidade do jogo criado pelo grupo.
  • Habilidade dos alunos em aplicar os recursos linguísticos e paralinguísticos ensinados na atividade.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Fornecer orientação e suporte aos grupos durante a criação do jogo.
  • Observar o desempenho dos alunos durante a atividade e fornecer feedback no final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Trabalhar em equipe para criar o jogo e definir as regras.
  • Aplicar os recursos linguísticos e paralinguísticos ensinados na atividade.