Aula sobre How To Answer Suggestions Como Responder A Sugestoes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade de como responder a sugestões em inglês. Essa habilidade é importante para a comunicação em situações cotidianas e profissionais. Por exemplo, ao receber uma sugestão de um colega de trabalho, é necessário saber como respondê-la de forma adequada e respeitosa. Para tornar a atividade mais dinâmica e envolvente, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por Estações, em que os alunos participam ativamente de atividades lúdicas e diversificadas para desenvolver a habilidade de responder sugestões em inglês.
Etapa 1 - Aquecimento e Apresentação
Inicie a aula com um breve aquecimento, apresentando o tema e contextualizando a atividade. Na apresentação, faça perguntas sobre o tema, estimulando a participação dos alunos e verificando o conhecimento prévio deles sobre o assunto.Etapa 2 - Estação 1 (Phrase Completion - Frases incompletas)
Os alunos serão divididos em grupos e encaminhados para a primeira estação. Nesta estação, os alunos vão receber cartões com frases incompletas em inglês relacionadas ao tema. Eles devem completar as frases e praticar a pronúncia. Circule pelos grupos para esclarecer dúvidas e auxiliar na pronúncia correta.Etapa 3 - Estação 2 (Hesitation - Hesitação)
Os alunos serão encaminhados para a segunda estação, onde recebem um roteiro de diálogo que contém hesitações em inglês. Eles devem praticar a entonação correta para as hesitações e usar a frase "Let me think" (Deixe-me pensar) para dar tempo para pensar na resposta adequada. Circule para auxiliar e corrigir.Etapa 4 - Estação 3 (Role Play - Jogo de Papéis)
Os alunos serão encaminhados para a terceira estação, onde vão praticar a habilidade de responder a sugestões em inglês. Eles recebem um roteiro com situações em que devem responder a sugestões de forma respeitosa e educada. Cada aluno terá um papel e vai praticar a pronúncia e a entonação correta. Circule pelos grupos para auxiliar e corrigir.Etapa 5 - Conclusão da Aula e Feedback
Encerre a aula com uma discussão geral sobre o que os alunos aprenderam e como podem aplicar a habilidade de responder a sugestões em inglês em situações cotidianas e profissionais. Dê feedback individual sobre o desempenho dos alunos durante as estações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de responder a sugestões em inglês.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia Rotação por Estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Pronúncia e entonação correta das frases em inglês.
- Habilidade em responder a sugestões de forma educada e respeitosa.
- Clareza e objetividade na comunicação em inglês.
- Respeito às regras e aos colegas durante as atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a atividade.
- Alinhar as expectativas dos alunos em relação à atividade proposta.
- Circular pelos grupos para esclarecer dúvidas e auxiliar na pronúncia correta.
- Fornecer feedback individual sobre o desempenho dos alunos durante as estações.
- Encerrar a aula com uma discussão geral sobre o que os alunos aprenderam e como podem aplicar a habilidade de responder a sugestões em inglês em situações cotidianas e profissionais.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pronunciar corretamente as frases em inglês.
- Praticar a habilidade de responder a sugestões de forma educada e respeitosa.
- Colaborar e interagir com os colegas durante as estações.
- Respeitar as regras e os colegas durante as atividades propostas.