Aula sobre How To Answer Suggestions Como Responder A Sugestoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos aprender sobre como responder a sugestões em inglês. Com esta habilidade, você pode se comunicar de forma mais eficaz em situações cotidianas, quando alguém lhe oferecer uma sugestão. Por exemplo, imagine que um amigo lhe sugere um filme para assistir. Saber como responder adequadamente torna sua conversa mais fluida e natural. Utilizaremos a metodologia Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas e responsáveis pelo seu próprio aprendizado. Eles vão criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, as quais darão profundidade ao tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Envie para os alunos o vídeo "How to answer suggestions?" da plataforma English Central. Peça que eles anotem as sugestões apresentadas no vídeo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve discussão sobre o vídeo, recapitulando o tema e pedindo que os alunos comentem suas anotações sobre o vídeo.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Explique a metodologia e apresente o mapa conceitual em branco com a ideia central "How to answer suggestions?" aos alunos. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, cada grupo deve criar o mapa conceitual com 8 sub-ideias e 2 níveis de profundidade para cada uma. O mapa será entregue ao final da etapa.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma com exemplos práticos de como utilizar a habilidade de responder a sugestões em situações do cotidiano.Faça comentários e correções, se necessário.

  5. Etapa 5 - Jogo de Role Play

    Cada grupo será responsável por criar uma cena em que um personagem oferece uma sugestão e outro personagem deve responder adequadamente. Faça o papel de mediador do jogo. Todos os grupos participarão do jogo.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Peça aos alunos para avaliarem a atividade e a metodologia. Finalize a aula lembrando aos alunos que a habilidade de responder a sugestões é importante para a comunicação oral e que a prática é fundamental para adquiri-la.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a autonomia dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Qualidade e criatividade da apresentação do mapa conceitual;
  • Participação ativa no jogo de role play;
  • Habilidade de responder adequadamente a sugestões em situações cotidianas;
  • Participação constante e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia da Sala de Aula Invertida;
  • Mediar as apresentações e o jogo de role play;
  • Estimular a participação ativa e a colaboração entre os alunos;
  • Fazer comentários e correções construtivas;
  • Incentivar a prática constante da habilidade de responder a sugestões.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com profundidade sobre o tema;
  • Apresentar o mapa conceitual com exemplos práticos;
  • Participar ativamente no jogo de role play;
  • Desenvolver a habilidade de responder a sugestões em inglês em situações cotidianas;
  • Participar em grupo e colaborar com os colegas.