Aula sobre How To Create Mind Maps Como Criar Mapas Mentais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os Mapas Mentais são ferramentas visuais que ajudam a organizar e registrar informações de forma estruturada e resumida. Eles são úteis para estudar, planejar, criar, memorizar e apresentar informações complexas.

Nesta atividade de inglês, os alunos serão incentivados a criar um mapa mental para ajudá-los a organizar as ideias sobre um tema específico. Para isso, usaremos a metodologia ativa Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa para resolver problemas e desenvolver soluções criativas.


  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente os conceitos básicos de Mapas Mentais e Design Sprint, explicando como essas ferramentas podem ajudar no aprendizado e no desenvolvimento de projetos. Dê alguns exemplos de mapas mentais que os alunos podem utilizar em seu dia a dia.

  2. Etapa 2 - Discussão em Grupo

    Em grupos de três ou quatro alunos, eles devem conversar sobre os possíveis temas de Inglês para o mapa mental que criarão.

    Nessa etapa, ajude-os a escolher um tema que tenha sido estudado anteriormente.


  3. Etapa 3 - Entendendo o tema selecionado

    Os alunos devem trabalhar juntos para revisar o tema escolhido e criar um esboço do conteúdo que será apresentado no mapa mental. Essa etapa é importante para garantir que todos os alunos tenham uma compreensão comum do conceito principal.

    Cada grupo deve também criar uma lista de subtópicos para o mapa mental.


  4. Etapa 4 - Prototipando e Testando

    Os alunos devem começar a criar seus mapas mentais, trabalhando em equipe para desenvolver um visual atraente e uma estrutura lógica.

    Os grupos devem apresentar seus mapas mentais para a turma e receber feedbacks construtivos. Eles podem discutir também como o mapa mental os ajudou a entender melhor o tema.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de organização e estruturação de ideias
  • Estimular o trabalho em equipe e habilidades de comunicação
  • Desenvolver a criatividade e habilidades de resolução de problemas

Critérios de avaliação

  • Estrutura lógica e organização
  • Criatividade na escolha das cores e imagens
  • Clareza na comunicação
  • Relevância do tema

Ações do professor

  • Encorajar a participação ativa dos alunos
  • Fornecer feedback construtivo durante todo o processo
  • Monitorar o progresso dos grupos e identificar possíveis dificuldades

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas
  • Criar um mapa mental visualmente atraente e com estrutura lógica
  • Comunicar com clareza a sua compreensão do tema.