Aula sobre How To Create Mind Maps Como Criar Mapas Mentais
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade de inglês, os alunos serão incentivados a criar um mapa mental para ajudá-los a organizar as ideias sobre um tema específico. Para isso, usaremos a metodologia ativa Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa para resolver problemas e desenvolver soluções criativas.
Etapa 1 - Apresentação do Tema
Apresente os conceitos básicos de Mapas Mentais e Design Sprint, explicando como essas ferramentas podem ajudar no aprendizado e no desenvolvimento de projetos. Dê alguns exemplos de mapas mentais que os alunos podem utilizar em seu dia a dia.Etapa 2 - Discussão em Grupo
Em grupos de três ou quatro alunos, eles devem conversar sobre os possíveis temas de Inglês para o mapa mental que criarão.Nessa etapa, ajude-os a escolher um tema que tenha sido estudado anteriormente.
Etapa 3 - Entendendo o tema selecionado
Os alunos devem trabalhar juntos para revisar o tema escolhido e criar um esboço do conteúdo que será apresentado no mapa mental. Essa etapa é importante para garantir que todos os alunos tenham uma compreensão comum do conceito principal.Cada grupo deve também criar uma lista de subtópicos para o mapa mental.
Etapa 4 - Prototipando e Testando
Os alunos devem começar a criar seus mapas mentais, trabalhando em equipe para desenvolver um visual atraente e uma estrutura lógica.Os grupos devem apresentar seus mapas mentais para a turma e receber feedbacks construtivos. Eles podem discutir também como o mapa mental os ajudou a entender melhor o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de organização e estruturação de ideias
- Estimular o trabalho em equipe e habilidades de comunicação
- Desenvolver a criatividade e habilidades de resolução de problemas
Critérios de avaliação
- Estrutura lógica e organização
- Criatividade na escolha das cores e imagens
- Clareza na comunicação
- Relevância do tema
Ações do professor
- Encorajar a participação ativa dos alunos
- Fornecer feedback construtivo durante todo o processo
- Monitorar o progresso dos grupos e identificar possíveis dificuldades
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas
- Criar um mapa mental visualmente atraente e com estrutura lógica
- Comunicar com clareza a sua compreensão do tema.