Aula sobre How To Create Mind Maps Como Criar Mapas Mentais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre mapas mentais, que são diagramas que ajudam a organizar informações de forma visual, e criar seu próprio mapa mental para apresentar um tema estudado. Essa habilidade é importante, por exemplo, para estudar para uma prova ou para um profissional criar uma apresentação de negócios.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos irão checar em um modelo de registro de aprendizagem e compartilhar uma situação em que precisaram organizar informações de forma visual em sua vida pessoal ou acadêmica.Etapa 2 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre o que são mapas mentais e sua importância para a organização de ideias.Etapa 3 - Exemplos
Apresente alguns exemplos de mapas mentais e seus diferentes usos: estudar para provas, planejar um projeto, organizar ideias para criar uma apresentação. Os alunos devem analisar os exemplos e discutir suas impressões com a turma.Etapa 4 - Criação de um mapa mental em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema estudado em aulas anteriores. Cada grupo deve criar um mapa mental para apresentar o tema estudado.Professor, forneça orientações para a criação do mapa mental.
Etapa 5 - Check-out
Os alunos devem compartilhar em seu modelo de registro de aprendizagem como se sentiram durante a atividade e como o mapa mental pode ser útil em seu aprendizado.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Explique a tarefa de casa, que consiste em criar um mapa mental individual sobre um tema de interesse do aluno. O objetivo é que os alunos pratiquem a criação de mapas mentais em diferentes contextos.Etapa 7 - Check-in (no dia posterior à tarefa)
Os alunos devem realizar um novo check-in em seu modelo de registro de aprendizagem e compartilhar o mapa mental criado em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de mapas mentais
- Promover a colaboração em grupo e o trabalho em equipe
- Incentivar a reflexão sobre a utilidade de técnicas de organização visual para a aprendizagem
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita
Critérios de avaliação
- Coerência e pertinência das informações apresentadas no mapa mental
- Qualidade da organização visual das informações
- Clareza e objetividade na apresentação oral do mapa mental
- Participação e contribuição na discussão em grupo
- Entrega da tarefa de casa dentro do prazo estabelecido
Ações do professor
- Fornecer orientações claras sobre a criação de mapas mentais
- Estimular a participação e a colaboração em grupo
- Fornecer feedback individualizado para os alunos durante a criação de seus mapas mentais
- Estimular a reflexão sobre a utilidade de técnicas de organização visual para a aprendizagem
- Incentivar a prática da criação de mapas mentais em diferentes contextos
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Colaborar com os colegas na criação do mapa mental em grupo
- Criar um mapa mental individual de qualidade sobre um tema de interesse
- Aplicar técnicas de organização visual em contextos pessoais e acadêmicos
- Compartilhar sua experiência e aprendizado no modelo de registro de aprendizagem.