Aula sobre How To Create Mind Maps Como Criar Mapas Mentais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, vamos usar a metodologia ativa da Gamificação para desenvolver um mapa de registro que ajudará a criar um mapa mental. O objetivo é envolver os estudantes em uma aprendizagem divertida e prazerosa, enquanto desenvolvem a importante habilidade de organizar ideias.
Etapa 1 - Apresentação
Professor, apresente o tema e a metodologia da aula, explicando passo a passo como os alunos irão preencher seus mapas de registro para criar o jogo.Exemplo: imagine que você é um designer de jogos e está criando um novo jogo. Você precisa apresentar sua ideia para investidores. Para isso, você precisa criar um mapa mental que mostre como será o jogo.
Etapa 2 - Brainstorming
Faça um brainstorming com a turma, estimulando-os a pensar em ideias de jogos e a rememorar e/ou pesquisar o vocabulário em inglês associado. Incentive a criatividade e a imaginação dos alunos.Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro
Os alunos começarão a criar seu próprio mapa de registro, com os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?._Etapa 4 - Teste e Confecção do Protótipo
Em duplas, os alunos irão apresentar seus mapas de registro para o colega dar um feedback.Com base no feedback recebido, os alunos farão ajustes em seus mapas de registro e finalizarão seus mapas mentais.
Etapa 5 - Apresentação Final
Os alunos irão apresentar seus mapas mentais para os colegas, explicando o que criaram e como funciona. Estimule a criatividade e a capacidade de comunicação em Inglês dos alunos.Etapa 6 - Feedback final
Faça uma avaliação final da aula e dê feedback para os alunos, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de se expressar de forma clara e objetiva.
- Estimular a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade na criação do mapa mental.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa de registro.
- Utilização adequada dos campos do mapa de registro.
- Coerência entre os campos do mapa de registro e a apresentação do mapa mental..
Ações do professor
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Dar feedback positivo e construtivo aos alunos.
- Estimular a colaboração entre os alunos.
- Ajudar os alunos na organização das ideias e no preenchimento dos campos do mapa de registro.
- Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Ações do aluno
- Pensar em ideias criativas para o mapa mental.
- Preencher os campos do mapa de registro de forma clara e objetiva.
- Trabalhar em equipe para desenvolver o mapa mental.