Aula sobre How To Create Mind Maps Como Criar Mapas Mentais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os mapas mentais são uma forma eficaz de organizar informações de uma maneira visual. Eles são úteis quando precisamos simplificar uma grande quantidade de informações para torná-las mais fáceis de lembrar.

Nesta atividade, vamos usar a metodologia ativa da Gamificação para desenvolver um mapa de registro que ajudará a criar um mapa mental. O objetivo é envolver os estudantes em uma aprendizagem divertida e prazerosa, enquanto desenvolvem a importante habilidade de organizar ideias.


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Professor, apresente o tema e a metodologia da aula, explicando passo a passo como os alunos irão preencher seus mapas de registro para criar o jogo.

    Exemplo: imagine que você é um designer de jogos e está criando um novo jogo. Você precisa apresentar sua ideia para investidores. Para isso, você precisa criar um mapa mental que mostre como será o jogo.


  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Faça um brainstorming com a turma, estimulando-os a pensar em ideias de jogos e a rememorar e/ou pesquisar o vocabulário em inglês associado. Incentive a criatividade e a imaginação dos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Registro

    Os alunos começarão a criar seu próprio mapa de registro, com os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?._

  4. Etapa 4 - Teste e Confecção do Protótipo

    Em duplas, os alunos irão apresentar seus mapas de registro para o colega dar um feedback.

    Com base no feedback recebido, os alunos farão ajustes em seus mapas de registro e finalizarão seus mapas mentais.


  5. Etapa 5 - Apresentação Final

    Os alunos irão apresentar seus mapas mentais para os colegas, explicando o que criaram e como funciona. Estimule a criatividade e a capacidade de comunicação em Inglês dos alunos.

  6. Etapa 6 - Feedback final

    Faça uma avaliação final da aula e dê feedback para os alunos, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de se expressar de forma clara e objetiva.
  • Estimular a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade na criação do mapa mental.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa de registro.
  • Utilização adequada dos campos do mapa de registro.
  • Coerência entre os campos do mapa de registro e a apresentação do mapa mental..

Ações do professor

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Dar feedback positivo e construtivo aos alunos.
  • Estimular a colaboração entre os alunos.
  • Ajudar os alunos na organização das ideias e no preenchimento dos campos do mapa de registro.
  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Pensar em ideias criativas para o mapa mental.
  • Preencher os campos do mapa de registro de forma clara e objetiva.
  • Trabalhar em equipe para desenvolver o mapa mental.