Aula sobre How To Create Mind Maps Como Criar Mapas Mentais
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Em um mundo cada vez mais conectado e com uma quantidade enorme de informações disponíveis, saber criar mapas mentais pode ser uma habilidade valiosa para os alunos.
Nesta atividade, os alunos aprenderão o que é um mapa mental, como criar um e como usá-lo para organizar ideias e informações.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente exemplos de mapas mentais. Em seguida, explique como a metodologia de rotação por estações funcionará.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações.Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Estação 1: Conceitos básicos
Na primeira estação, os alunos aprenderão a interpretar mapas mentais. Eles serão orientados a interpretar mapas mentais previamente elaborados com informações em Inglês sobre um personagem fictício (com seus hobbies, nome de familiares, esportes favoritos).
Professor, circule pelas mesas, incentivando a curiosidade e dando sugestões para a leitura do material.
Estação 2: Criando um mapa mental
Na segunda estação, os alunos aprenderão passo a passo como construir um mapa mental.
Os alunos receberão um tema para criar um mapa mental, como "Minha cidade" ou "Um país que quero visitar", com vocabulário em Inglês.
Professor, apresente um exemplo de mapa mental e explique como organizá-lo de forma lógica.
Estação 3: Utilizando o mapa mental
Na terceira estação, os alunos aprenderão a utilizar o mapa mental como ferramenta de organização. Eles receberão um texto em Inglês (com grande presença de palavras cognatas) com informações sobre um assunto específico e deverão criar um mapa mental a partir dessas informações.
O objetivo é que entendam como os mapas mentais podem ser utilizados para sintetizar e facilitar a compreensão de informações na língua inglesa.
Etapa 3 - Compartilhamento e discussão
Na última etapa, os alunos irão compartilhar seus mapas mentais e discutir como a técnica foi útil em diferentes situações. Conduza a discussão, incentivando a participação dos alunos e esclarecendo possíveis dúvidas.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e incentive os alunos a utilizar a técnica de mapas mentais em outras disciplinas e situações do cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de organizar ideias e informações de forma lógica e criativa
- Estimular a criatividade e a memória
- Facilitar a compreensão e a síntese de informações em língua inglesa
Critérios de avaliação
- Capacidade de criar um mapa mental organizado e criativo
- Utilização da técnica de mapas mentais para organizar informações em língua inglesa
- Participação ativa nas discussões e atividades em grupo
Ações do professor
- Explicar claramente os conceitos e procedimentos do tema
- Incentivar a criatividade e dar feedbacks adequados para cada estação
- Conduzir as discussões e atividades em grupo de forma dinâmica e participativa
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação
- Criar um mapa mental organizado e criativo
- Compartilhar seus mapas mentais e contribuir nas discussões em grupo