Aula sobre How To Create Mind Maps Como Criar Mapas Mentais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Mapas Mentais são uma ferramenta visual e criativa que ajudam a organizar informações de uma forma mais clara e eficiente. Esta metodologia é amplamente utilizada em diversas áreas, desde planejamento estratégico até estudos acadêmicos e criativos.

Nesta atividade, através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais prática e efetiva, aplicando os mapas mentais a um contexto real.


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie aos alunos um vídeo ou material de leitura em Inglês sobre Mapas Mentais. Os alunos devem assistir ou ler em casa e anotar dúvidas e ideias que surgirem.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, em pequenos grupos, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs (Que bom, Que pena, Que tal), para avaliar a atividade que será realizada. Forneça exemplos práticos e ajude os alunos a entender como utilizar este recurso para avaliar o próprio desempenho.

  3. Etapa 3 - Introdução ao tema

    Apresente o tema "Mapas Mentais", explicando sua importância e como pode ser aplicado em diversas áreas. Os alunos devem compartilhar suas ideias e dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação de Mapas Mentais

    Os alunos devem criar seus próprios Mapas Mentais sobre um assunto escolhido pelo professor, de acordo com um modelo fornecido por ele.

    Forneça suporte individual e coletivo conforme necessário.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos Mapas Mentais

    Cada aluno deve apresentar seu Mapa Mental para a turma, explicando como organizou as ideias e o que aprendeu sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Discussão e Feedback

    A turma deve discutir sobre as apresentações e usar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O professor deve oferecer feedback individual e coletivo, ajudando os alunos a identificar pontos fortes e áreas para melhorias.

  7. Etapa 7 - Pós-aula

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar os Mapas Mentais em suas vidas fora da escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de organizar informações de forma clara e eficiente por meio de Mapas Mentais.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e prática através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Fornecer uma ferramenta de avaliação para os alunos e ajudá-los a desenvolver a habilidade de autoavaliação.
  • Utilizar Mapas Mentais para trabalhar a compreensão e produção de textos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Clareza e eficiência na criação dos Mapas Mentais.
  • Participação ativa nas discussões e apresentações em sala de aula.
  • Compreensão e produção de textos em Inglês relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Fornecer material prévio em inglês.
  • Oferecer suporte individual e coletivo na criação dos Mapas Mentais.
  • Proporcionar exemplos práticos de aplicação dos Mapas Mentais.
  • Fornecer um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e ajudar os alunos a utilizá-la para avaliação.
  • Oferecer feedback individual e coletivo sobre a atividade e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler material prévio em Inglês e anotar dúvidas e ideias.
  • Participar ativamente na criação dos Mapas Mentais e utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar seu Mapa Mental para a turma e explicar como organizou as ideias e o que aprendeu.
  • Participar das discussões em sala de aula e oferecer feedback construtivo aos colegas.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar os Mapas Mentais em suas vidas fora da escola.