Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Nesta aula, trabalharemos a habilidade de dar sugestões em Inglês, essencial para a vida cotidiana, seja no trabalho, na escola ou em situações pessoais.
A metodologia Cultura Maker será usada nesta aula para que os alunos possam criar um fanzine em Inglês, com o tema "How to give suggestions?" e seus subtópicos. O fanzine servirá como um guia prático para as próximas atividades de Inglês, além de desenvolver a habilidade de escrita e criatividade dos alunos.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie fazendo uma revisão sobre o vocabulário relacionado a situações em que sugestões são comuns. Dê exemplos como:"What movie should we watch tonight?"
"What do you suggest we order for dinner?".
Os alunos podem discutir em pequenos grupos algumas sugestões que já foram feitas para eles por outras pessoas.
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente diferentes formas de sugestões em Inglês, como:"Why don't we...?"
"We could..."
"Have you thought about..?"
Use um quadro Branco ou Flip Chart para anotar as diferentes formas e explicar como cada uma delas é utilizada.
Etapa 3 - Criando o fanzine
Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo receberá um papel A4 dividido em 8 partes.Explique como o fanzine deve estar organizado e os subtópicos que devem ser abordados, por exemplo: "Introdução", "Como usar 'Why don't we...?'", "Como usar 'We could...'", "Como usar 'Have you thought about...?'", entre outros.
Dê exemplos de situações em que sugestões são comuns, como a organização de uma festa de aniversário, uma viagem de férias ou a montagem de um projeto em grupo.
Etapa 4 - Criação do conteúdo
Os grupos terão que criar o conteúdo para cada uma das partes do fanzine. Professor, circule na sala de aula para ajudar e tirar dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Montagem do fanzine
Os grupos deverão montar a fanzine com cada parte em seu devido lugar.Disponibilize materiais como tesoura, cola e canetas coloridas para que os alunos possam decorar e personalizar seus fanzines.
Etapa 6 - Apresentação do fanzine
Cada grupo apresentará seu fanzine para a sala, explicando como organizaram o conteúdo e como cada parte funciona.Guie a apresentação, pedindo que os alunos deem exemplos práticos de como dar sugestões em cada uma das formas estudadas.
Etapa 7 - Feedback
Dê um feedback para cada grupo, destacando os pontos positivos do fanzine criado e dando sugestões para melhorias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de dar sugestões em Inglês.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Promover a autonomia e a confiança dos alunos na prática da língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Organização e criatividade na elaboração do fanzine.
- Utilização adequada dos diferentes modos de dar sugestões em Inglês.
- Clareza na explicação e apresentação do fanzine.
Ações do professor
- Guiar a criação do fanzine e tirar dúvidas dos alunos durante o processo.
- Promover a discussão em grupo sobre sugestões.
- Orientar sobre a utilização adequada de diferentes modos de dar sugestões em inglês.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e dividir as tarefas de forma equitativa.
- Criar um conteúdo claro e organizado em cada parte do fanzine.
- Apresentar a fanzine de forma clara e eloquente para a turma.