Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre como dar sugestões em situações cotidianas e em inglês. O objetivo principal é desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral, por exemplo:

_-_ _Como sugerir algo a um amigo em um grupo de conversa?_

_- C__omo sugerir uma mudança para um chefe no trabalho__?_


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma apresentação sobre como dar sugestões em Inglês. Discuta exemplos de situações em que é necessário dar sugestões, como em grupos de amigos, na escola ou no trabalho. Em seguida, explique aos alunos o que é Design Sprint e como será aplicado na atividade.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Em grupos, os alunos irão criar um esboço de um diálogo em que precisem dar sugestões em Inglês. Eles podem usar exemplos dados pelo professor ou criar suas próprias situações.

    Incentive que os alunos usem recursos linguísticos e paralinguísticos em suas conversas para que elas sejam mais naturais e fluidas.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá decidir qual das sugestões criadas em seu esboço será apresentada para a turma. Incentive que os alunos escolham a sugestão que consideram mais interessante e que poderá ser mais útil no dia a dia.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a sugestão escolhida, cada grupo irá criar um roteiro para uma cena em que a sugestão seja dada em Inglês. Os alunos podem usar objetos ou materiais que tenham disponíveis para criar um cenário que simule uma situação real.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu roteiro para a turma. Os outros alunos terão a oportunidade de ouvir a sugestão dada pelos colegas em Inglês e avaliar se ela foi dada de forma clara e objetiva. Além disso, os alunos poderão comentar as sugestões dos colegas e dar feedbacks sobre o desempenho de cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de dar sugestões em Inglês em situações cotidianas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de diálogos em Inglês.
  • Incentivar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral.

Critérios de avaliação

  • Clareza na comunicação da sugestão em Inglês.
  • Uso apropriado de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral.
  • Originalidade na criação de diálogos em inglês.
  • Participação ativa na criação e apresentação dos diálogos em grupo.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma apresentação sobre como dar sugestões em Inglês em situações cotidianas.
  • Explicar a metodologia Design Sprint e como ela será utilizada na aula.
  • Estimular os alunos a usarem recursos linguísticos e paralinguísticos em seus diálogos em grupo.
  • Monitorar a criação dos diálogos e auxiliar os alunos em suas dúvidas.
  • Avaliar os diálogos apresentados pelos grupos e dar feedbacks sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos diálogos em grupo, sugerindo ideias e soluções para situações em que é necessário dar sugestões em Inglês.
  • Usar recursos linguísticos e paralinguísticos em seus diálogos, tornando-os mais naturais e fluidos.
  • Apresentar o diálogo do grupo de forma clara e objetiva, seguindo as etapas do Design Sprint.
  • Avaliar as sugestões dadas pelos colegas e dar feedbacks construtivos sobre seu desempenho.
  • Trabalhar em equipe, cooperando uns com os outros e respeitando as ideias e opiniões dos colegas.