Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade vamos explorar como dar sugestões em um diálogo em Inglês. Daremos destaque aos recursos linguísticos e paralinguísticos utilizados nas diversas situações do cotidiano, como no trabalho, em encontros com amigos, em viagens, entre outras.
Etapa 1 - – Check-in
Os alunos farão um check-in respondendo à pergunta: "Você já deu sugestões para alguém hoje? Como foi essa experiência?" Professor, incentive a participação dos alunos e faça perguntas adicionais para entender melhor a experiência.Etapa 2 - – Vídeo introdutório
Apresente um vídeo sobre como dar sugestões. Nesse vídeo, os alunos assistirão ao diálogo e identificarão as frases incompletas, hesitações, gestos e expressões faciais utilizadas pelos personagens para dar sugestões. Você pode pausar o vídeo para que os alunos possam discutir suas observações.Etapa 3 - – Exploração das sugestões em grupo
Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo receberá um cenário diferente que exigirá a utilização de sugestões em um diálogo. Cada grupo terá cinco minutos para discutir e praticar, explorando recursos linguísticos e paralinguísticos para dar sugestões.Professor, circule pela sala para ajudar e orientar os grupos.
Etapa 4 - – Apresentação em grupo
Cada grupo apresentará o cenário e o diálogo praticado para a turma.Na apresentação, incentive os alunos a utilizarem recursos linguísticos e paralinguísticos para tornar suas apresentações mais interessantes e envolventes, enquanto os demais alunos devem fazer anotações em seus modelos de registro de aprendizagem.
Etapa 5 - – Check-out
Os alunos farão um check-out respondendo à pergunta: "O que você aprendeu hoje sobre como dar sugestões e recursos linguísticos e paralinguísticos?" O professor deve incentivar a participação dos alunos e fazer perguntas adicionais para verificar a compreensão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de explorar recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral;
- Incentivar a colaboração entre os alunos, na prática de diálogos;
- Aprimorar a capacidade dos alunos de ouvir atentamente e observar as sugestões dadas pelos colegas.
Critérios de avaliação
- Coerência com a proposta do diálogo proposto;
- Utilização de recursos linguísticos e paralinguísticos de forma adequada e coerente;
- Participação e colaboração nos diálogos em grupo;
- Participação ativa nas discussões em grupo e na apresentação dos diálogos;
- Compreensão do conteúdo apresentado no check-out.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e envolvente o tema;
- Orientar os alunos durante a prática de diálogos em grupo;
- Incentivar a participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas;
- Dar feedbacks construtivos aos alunos durante a apresentação dos diálogos;
- Verificar a compreensão dos alunos sobre o tema trabalhado.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Praticar diálogos em grupo explorando recursos linguísticos e paralinguísticos;
- Observar e anotar sugestões dadas pelos colegas;
- Apresentar o diálogo praticado em grupo de forma clara e envolvente;
- Contribuir nas discussões em grupo e no check-out.