Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Para contextualizar, você pode exemplificar situações cotidianas como a escolha de um filme para assistir, de um lugar para visitar ou de uma comida para experimentar.
Saber dar sugestões adequadamente pode ser bastante útil em todas essas atividades e é uma habilidade importante para o desenvolvimento da interação oral em Inglês.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a última vez que deram sugestões para alguém e como foi essa experiência. Escreva no quadro branco as situações mencionadas pelos estudantes.Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia ativa da Gamificação, em que os alunos serão incentivados a participar e a construir o seu próprio jogo de sugestões em Inglês.
Etapa 2 - Brainstorm
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem uma folha de papel para criar um mapa de registro para planejar um jogo de sugestões em Inglês.Cada grupo deve preencher os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo o jogo é engajador e será um sucesso?
Etapa 3 - Criando o jogo
Cada grupo apresenta o seu mapa de registro ao restante da turma e recebe sugestões dos colegas e do professor para aprimorar a ideia.Professor, guie a discussão para que os alunos compreendam as regras e detalhes do jogo criado.
Etapa 4 - Prática
Professor, distribua a cada grupo alguns cartões com sugestões incompletas em Inglês.Por exemplo: "Why don't we...?", "How about...?", "Have you thought about...?".
Os alunos devem criar e apresentar sugestões completas, usando as sugestões que elencaram nas etapas anteriores, e com o apoio destes cartões..
Etapa 5 - Confecção dos jogos
Cada grupo confecciona o seu jogo com materiais disponibilizados pelo professor, como cartolinas, papelão, canetinhas, revistas, entre outros. Após a confecção, cada grupo apresenta o seu jogo de sugestões em Inglês para o restante da turma.Etapa 6 - Refletindo
Ainda nos grupos, os alunos devem conversar sobre a atividade.Cada aluno deve partilhar o que achou da atividade, o que aprendeu e como se sentiu participando do jogo e da aula.
Etapa 7 - Conclusão
Professor, encerre a aula ressaltando os pontos abordados e complementando com informações adicionais. Estimule os alunos a continuarem praticando as sugestões em Inglês e a continuar jogando para exercitar as habilidades linguísticas aprendidas na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral;
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio jogo de sugestões em Inglês;
- Fomentar a colaboração, a comunicação e a troca de ideias entre os alunos;
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e interativa;
- Incentivar a prática e a autonomia dos alunos na construção de seus conhecimentos.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na construção do jogo de sugestões em inglês;
- Utilização adequada de recursos linguísticos e paralinguísticos na apresentação das sugestões;
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade;
- Clareza e fluidez na comunicação oral em inglês;
- Interação adequada e construtiva entre os alunos.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e como será aplicada a metodologia da gamificação;
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro;
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade;
- Dar feedback construtivo e incentivar a prática constante das habilidades aprendidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa de registro;
- Colaborar com os colegas na construção do jogo de sugestões em inglês;
- Comunicar sugestões completas utilizando recursos linguísticos e paralinguísticos adequados