Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nessa atividade, vamos aprender como dar sugestões em Inglês de maneira interativa e divertida, a partir da metodologia ativa da Gamificação, onde os alunos serão os protagonistas e construtores de um jogo para tornar a aula mais engajadora e estimulante.

Para contextualizar, você pode exemplificar situações cotidianas como a escolha de um filme para assistir, de um lugar para visitar ou de uma comida para experimentar.

Saber dar sugestões adequadamente pode ser bastante útil em todas essas atividades e é uma habilidade importante para o desenvolvimento da interação oral em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a última vez que deram sugestões para alguém e como foi essa experiência. Escreva no quadro branco as situações mencionadas pelos estudantes.

    Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia ativa da Gamificação, em que os alunos serão incentivados a participar e a construir o seu próprio jogo de sugestões em Inglês.


  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem uma folha de papel para criar um mapa de registro para planejar um jogo de sugestões em Inglês.

    Cada grupo deve preencher os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo o jogo é engajador e será um sucesso?


  3. Etapa 3 - Criando o jogo

    Cada grupo apresenta o seu mapa de registro ao restante da turma e recebe sugestões dos colegas e do professor para aprimorar a ideia.

    Professor, guie a discussão para que os alunos compreendam as regras e detalhes do jogo criado.


  4. Etapa 4 - Prática

    Professor, distribua a cada grupo alguns cartões com sugestões incompletas em Inglês.

    Por exemplo: "Why don't we...?", "How about...?", "Have you thought about...?".

    Os alunos devem criar e apresentar sugestões completas, usando as sugestões que elencaram nas etapas anteriores, e com o apoio destes cartões..


  5. Etapa 5 - Confecção dos jogos

    Cada grupo confecciona o seu jogo com materiais disponibilizados pelo professor, como cartolinas, papelão, canetinhas, revistas, entre outros. Após a confecção, cada grupo apresenta o seu jogo de sugestões em Inglês para o restante da turma.

  6. Etapa 6 - Refletindo

    Ainda nos grupos, os alunos devem conversar sobre a atividade.

    Cada aluno deve partilhar o que achou da atividade, o que aprendeu e como se sentiu participando do jogo e da aula.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    Professor, encerre a aula ressaltando os pontos abordados e complementando com informações adicionais. Estimule os alunos a continuarem praticando as sugestões em Inglês e a continuar jogando para exercitar as habilidades linguísticas aprendidas na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o uso de recursos linguísticos e paralinguísticos em situações de interação oral;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio jogo de sugestões em Inglês;
  • Fomentar a colaboração, a comunicação e a troca de ideias entre os alunos;
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e interativa;
  • Incentivar a prática e a autonomia dos alunos na construção de seus conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na construção do jogo de sugestões em inglês;
  • Utilização adequada de recursos linguísticos e paralinguísticos na apresentação das sugestões;
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade;
  • Clareza e fluidez na comunicação oral em inglês;
  • Interação adequada e construtiva entre os alunos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e como será aplicada a metodologia da gamificação;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro;
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade;
  • Dar feedback construtivo e incentivar a prática constante das habilidades aprendidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de registro;
  • Colaborar com os colegas na construção do jogo de sugestões em inglês;
  • Comunicar sugestões completas utilizando recursos linguísticos e paralinguísticos adequados