Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Apresente alguns exemplos de sugestões na língua inglesa e mostre como essas expressões podem ser usadas em diferentes contextos.
Explique que a metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema (como descrito acima) e explicando a metodologia que será usada.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.\- Estação 1: Nesta estação, os alunos serão desafiados a fazer sugestões em situações cotidianas. Para isso, apresente alguns cenários e peça que os alunos criem diálogos nos quais apareçam sugestões. É importante que os alunos usem recursos linguísticos e paralinguísticos para que as sugestões sejam mais naturais e interessantes.
_Exemplo: Imagine que um colega de trabalho está com dificuldade em resolver um problema. Como você pode dar sugestões para ajudá-lo?_
\- Estação 2: Nesta estação, os alunos deverão trabalhar em atividades que desenvolvam a habilidade de compreender sugestões. Você pode apresentar diálogos e pedir que os alunos identifiquem as sugestões dadas em cada cena, ou ainda, criar um jogo de cartas com sugestões e desafiar os alunos a identificar qual situação cada sugestão se aplica.
_Exemplo: Assista a um vídeo em_ _I__nglês onde personagens dão sugestões uns aos outros. Identifique quais são as sugestões e escreva-as em um papel._
\- Estação 3: Nesta estação, o objetivo é que os alunos apliquem as sugestões aprendidas.
Professor, você pode propor uma atividade em que os alunos devem escolher um problema e dar sugestões para resolvê-lo. Os alunos devem apresentar suas ideias para a turma e, em seguida, discutir as sugestões em grupo.
_Exemplo: Crie uma situação hipotética, por exemplo: uma viagem em família. Cada aluno deve dar sugestões de lugares para visitar e atividades para fazer durante a viagem._
Etapa 3 - Conclusão
Encerre a aula com uma discussão sobre o que os alunos aprenderam e como podem aplicar as informações em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral."
- Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de diálogos e sugestões em Inglês.
- Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos em atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Uso adequado dos recursos linguísticos e paralinguísticos.
- Criatividade na criação de sugestões em situações diversas.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Clareza e organização na apresentação das ideias.
- Compreensão adequada das sugestões apresentadas pelos colegas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia utilizada e orientar os alunos na dinâmica das estações.
- Criar atividades desafiadoras que estimulem o desenvolvimento das habilidades propostas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
- Encorajar a cooperação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Usar os recursos linguísticos e paralinguísticos adequadamente.
- Criar sugestões criativas e adequadas às situações propostas.
- Colaborar com os colegas em atividades em grupo.
- Apresentar suas ideias de forma clara e organizada.