Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Para contextualizar o tema "How to give suggestions?" (Como dar sugestões?), proponha uma discussão com a turma sobre situações em que é comum dar sugestões, como quando um amigo pede conselhos sobre qual roupa vestir, ou quando um colega de trabalho precisa decidir a melhor forma de resolver um problema.

Apresente alguns exemplos de sugestões na língua inglesa e mostre como essas expressões podem ser usadas em diferentes contextos.

Explique que a metodologia utilizada nesta aula será a Rotação por estações.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema (como descrito acima) e explicando a metodologia que será usada.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    \- Estação 1: Nesta estação, os alunos serão desafiados a fazer sugestões em situações cotidianas. Para isso, apresente alguns cenários e peça que os alunos criem diálogos nos quais apareçam sugestões. É importante que os alunos usem recursos linguísticos e paralinguísticos para que as sugestões sejam mais naturais e interessantes.

    _Exemplo: Imagine que um colega de trabalho está com dificuldade em resolver um problema. Como você pode dar sugestões para ajudá-lo?_

    \- Estação 2: Nesta estação, os alunos deverão trabalhar em atividades que desenvolvam a habilidade de compreender sugestões. Você pode apresentar diálogos e pedir que os alunos identifiquem as sugestões dadas em cada cena, ou ainda, criar um jogo de cartas com sugestões e desafiar os alunos a identificar qual situação cada sugestão se aplica.

    _Exemplo: Assista a um vídeo em_ _I__nglês onde personagens dão sugestões uns aos outros. Identifique quais são as sugestões e escreva-as em um papel._

    \- Estação 3: Nesta estação, o objetivo é que os alunos apliquem as sugestões aprendidas.

    Professor, você pode propor uma atividade em que os alunos devem escolher um problema e dar sugestões para resolvê-lo. Os alunos devem apresentar suas ideias para a turma e, em seguida, discutir as sugestões em grupo.

    _Exemplo: Crie uma situação hipotética, por exemplo: uma viagem em família. Cada aluno deve dar sugestões de lugares para visitar e atividades para fazer durante a viagem._


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Encerre a aula com uma discussão sobre o que os alunos aprenderam e como podem aplicar as informações em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral."
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de diálogos e sugestões em Inglês.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos em atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado dos recursos linguísticos e paralinguísticos.
  • Criatividade na criação de sugestões em situações diversas.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Clareza e organização na apresentação das ideias.
  • Compreensão adequada das sugestões apresentadas pelos colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia utilizada e orientar os alunos na dinâmica das estações.
  • Criar atividades desafiadoras que estimulem o desenvolvimento das habilidades propostas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Encorajar a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Usar os recursos linguísticos e paralinguísticos adequadamente.
  • Criar sugestões criativas e adequadas às situações propostas.
  • Colaborar com os colegas em atividades em grupo.
  • Apresentar suas ideias de forma clara e organizada.