Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos aprenderão a dar sugestões em Inglês, tornando-se mais confiantes na interação com falantes nativos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "How to give suggestions?" e explique as habilidades necessárias para dar uma sugestão em Inglês. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo com exemplos de situações em que as sugestões são úteis.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Os alunos receberão um modelo de mapa conceitual com uma ideia central (como dar sugestões em inglês) e oito sub-ideias para preencherem em casa. As sub-ideias a serem preenchidas são:\- "modal verbs"
\- "phrases with 'why don't'"
\- "adjectives for suggestions"
\- "question forms for suggestions"
\- "expressions of agreement"
\- "expressions of disagreement"
\- "expressions of hesitation"
\- "paralinguistic resources"
Etapa 3 - Discussão em grupo
Na classe, os alunos se dividirão em grupos e trocarão seus mapas conceituais. Em seus grupos, eles discutirão suas ideias e procurarão preencher quaisquer lacunas que possam ter ficado após a realização da atividade em casa.Etapa 4 - Prática
Os grupos criarão diálogos em que praticarão a habilidade de dar sugestões em inglês. Eles devem incorporar as sub-ideias presentes no mapa conceitual ao seu diálogo, para praticar a habilidade de comunicação oral.Etapa 5 - Exposição
Os grupos apresentarão seus diálogos para a classe e receberão feedback dos colegas e do professor.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos refletirão sobre as habilidades que desenvolveram nesta aula e como elas podem ser aplicadas em outras situações de comunicação oral em Inglês.Etapa 7 - Atividade de casa
Os alunos deverão praticar as habilidades aprendidas na aula em situações cotidianas fora da escola e registrar sua experiência em um diário.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação oral em Inglês
- Promover habilidades de trabalho em grupo
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de diálogos em Inglês
Critérios de avaliação
- Incorporação efetiva das sub-ideias ao diálogo criado pelos grupos
- Habilidade de comunicação oral em inglês
- Participação ativa do aluno nas atividades em grupo
Ações do professor
- Explicar claramente a habilidade de dar sugestões em Inglês e as habilidades necessárias para fazê-lo
- Orientar os alunos na criação de seus mapas conceituais
- Proporcionar feedback aos grupos durante a apresentação dos diálogos à classe
Ações do aluno
- Completar o mapa conceitual em casa
- Participar ativamente das discussões em grupo
- Criar um diálogo eficaz incorporando as sub-ideias discutidas