Aula sobre How To Give Suggestions Como Dar Sugestoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos aprenderão a dar sugestões em Inglês, tornando-se mais confiantes na interação com falantes nativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "How to give suggestions?" e explique as habilidades necessárias para dar uma sugestão em Inglês. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo com exemplos de situações em que as sugestões são úteis.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos receberão um modelo de mapa conceitual com uma ideia central (como dar sugestões em inglês) e oito sub-ideias para preencherem em casa. As sub-ideias a serem preenchidas são:

    \- "modal verbs"

    \- "phrases with 'why don't'"

    \- "adjectives for suggestions"

    \- "question forms for suggestions"

    \- "expressions of agreement"

    \- "expressions of disagreement"

    \- "expressions of hesitation"

    \- "paralinguistic resources"


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na classe, os alunos se dividirão em grupos e trocarão seus mapas conceituais. Em seus grupos, eles discutirão suas ideias e procurarão preencher quaisquer lacunas que possam ter ficado após a realização da atividade em casa.

  4. Etapa 4 - Prática

    Os grupos criarão diálogos em que praticarão a habilidade de dar sugestões em inglês. Eles devem incorporar as sub-ideias presentes no mapa conceitual ao seu diálogo, para praticar a habilidade de comunicação oral.

  5. Etapa 5 - Exposição

    Os grupos apresentarão seus diálogos para a classe e receberão feedback dos colegas e do professor.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos refletirão sobre as habilidades que desenvolveram nesta aula e como elas podem ser aplicadas em outras situações de comunicação oral em Inglês.

  7. Etapa 7 - Atividade de casa

    Os alunos deverão praticar as habilidades aprendidas na aula em situações cotidianas fora da escola e registrar sua experiência em um diário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral em Inglês
  • Promover habilidades de trabalho em grupo
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de diálogos em Inglês

Critérios de avaliação

  • Incorporação efetiva das sub-ideias ao diálogo criado pelos grupos
  • Habilidade de comunicação oral em inglês
  • Participação ativa do aluno nas atividades em grupo

Ações do professor

  • Explicar claramente a habilidade de dar sugestões em Inglês e as habilidades necessárias para fazê-lo
  • Orientar os alunos na criação de seus mapas conceituais
  • Proporcionar feedback aos grupos durante a apresentação dos diálogos à classe

Ações do aluno

  • Completar o mapa conceitual em casa
  • Participar ativamente das discussões em grupo
  • Criar um diálogo eficaz incorporando as sub-ideias discutidas