Aula sobre How To Read The Years In English Como Ler Os Anos Em Ingles

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A habilidade de ler e escrever os anos em inglês é fundamental para a comunicação efetiva na língua. Na atividade, os alunos vão aprender como ler os anos em inglês de forma clara e objetiva. Eles serão desafiados a explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas. Para isso, a metodologia Design Thinking será utilizada para promover a empatia e compreensão dos estudantes quanto à importância desse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça um brainstorming com a turma, para entender o que já sabe sobre a leitura dos anos em inglês. Em seguida, apresente um vídeo curto explicando o assunto. O vídeo deve abordar a questão da variação e preconceito linguísticos. Após a exibição, tire dúvidas dos alunos com uma pequena discussão sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criar um Mapa de Empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de 4-5, e cada grupo cria um mapa de empatia. Cada grupo apresenta seus mapas para a turma, compartilhando o que eles sabem sobre o assunto. Dê feedback sobre as respostas deles, apresentando novas informações e corrigindo erros.

  3. Etapa 3 - Identificação do Problema

    Cada grupo vai identificar um problema relacionado à leitura dos anos em inglês e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Solução de Problemas

    Os alunos serão desafiados a pensar em soluções para resolver o problema identificado na etapa anterior. Ajude os alunos a pensar fora da caixa, levando em consideração a variação linguística e cultural.

  5. Etapa 5 - Relato das soluções

    Cada grupo apresenta suas soluções para os problemas identificados na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os estudantes serão desafiados a aplicar as soluções criadas em sala de aula, através da escrita de um texto narrativo sobre um tema específico. Dê feedback à turma sobre suas soluções e sua capacidade de aplicá-las na vida real.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da habilidade de ler os anos em inglês de forma clara e objetiva, e incentive os alunos a continuar praticando.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.
  • Incentivar a criatividade e pensamento crítico dos alunos, através da metodologia Design Thinking.
  • Melhorar a compreensão dos alunos sobre a leitura dos anos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Relevância do mapa de empatia;
  • Criatividade e realismo das soluções propostas pelos alunos;
  • Capacidade dos alunos de aplicar as soluções criadas na vida real.

Ações do professor

  • Fornecer feedback contínuo aos alunos;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Apoiar o desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Colaborar em grupo;
  • Ser criativo e apresentar soluções que sejam palpáveis e aplicáveis.