Aula sobre How To Read The Years In English Como Ler Os Anos Em Ingles

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, abordaremos o tema "Como ler os anos em inglês?" e utilizaremos a metodologia ativa Gamificação. Falaremos sobre a importância de saber os números em inglês para reconhecer datas e eventos no mundo todo. Para contextualizar o tema, podemos sugerir uma atividade em que os alunos pesquisem sobre acontecimentos históricos famosos e relevantes que ocorreram em determinados anos, como a independência do Brasil ou o fim da Segunda Guerra Mundial. Em seguida, eles podem apresentar aos colegas um resumo do evento e da importância dele, utilizando os números em inglês para destacar o ano em que aconteceu. O objetivo é desenvolver a habilidade em "Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas".

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando brevemente sobre o tema e perguntando aos alunos se eles já tiveram alguma situação em que precisaram entender ou usar números em inglês, como em uma viagem ou em uma conversa com alguém de outro país. Em seguida, eles podem discutir em grupos sobre a importância de saber os números em inglês e apresentar suas opiniões para a turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Explique a metodologia Gamificação e apresente à turma o mapa de registro para a criação do jogo. Os grupos devem criar um jogo sobre como ler os anos em inglês, seguindo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Oriente e dê exemplos de jogos para inspirar os alunos.

  3. Etapa 3 - Criação dos desafios e níveis

    Os grupos vão criar os desafios e níveis do jogo, pensando em como os jogadores podem aprender e praticar a leitura dos anos em inglês. Ofereça sugestões e oriente os alunos.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos vão desenvolver o jogo em grupos, utilizando recursos digitais disponíveis ou até mesmo papel e caneta. Você pode oferecer ajuda e orientação aos grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Os grupos apresentam os jogos criados à turma, explicando como jogar e como aprender a ler os anos em inglês. Eles também podem jogar o jogo uns dos outros e avaliá-lo.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a metodologia

    Os alunos vão refletir sobre a metodologia utilizada, sobre as dificuldades e facilidades encontradas na criação dos jogos e na aprendizagem sobre como ler os anos em inglês. Você pode conduzir uma discussão em grupo para avaliar o sucesso da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação do jogo sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo na criação do jogo.
  • Aprender de forma lúdica e divertida a leitura dos anos em inglês.
  • Reconhecer a importância de saber os números em inglês para a comunicação global.
  • Ampliar o repertório linguístico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão sobre a importância dos números em inglês.
  • Criação do mapa de registro completo e coerente com o objetivo do jogo.
  • Criação de desafios e níveis adequados para a aprendizagem do tema.
  • Desenvolvimento do jogo de forma criativa e inovadora.
  • Apresentação clara e eficiente do jogo e do tema.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Oferecer exemplos e sugestões para inspirar os alunos.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre a criação dos jogos e a apresentação.
  • Conduzir uma reflexão sobre a metodologia e a aprendizagem alcançada.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão sobre a importância dos números em inglês.
  • Criar um mapa de registro completo e coerente com o objetivo do jogo.
  • Criar desafios e níveis adequados para a aprendizagem do tema.
  • Desenvolver o jogo de forma criativa e inovadora em grupo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e eficiente.