Aula sobre How To Read The Years In English Como Ler Os Anos Em Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão aprender como dizer e ler os anos em inglês. A atividade será desenvolvida através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliarem a atividade e desenvolver suas habilidades em explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas. É importante ressaltar que conhecer os anos em inglês é fundamental para a comunicação em conversas, escrita e compreensão de textos em inglês, e é um tema que está presente na maioria das atividades cotidianas, incluindo viagens, leitura de notícias e até mesmo em redes sociais.

  1. Etapa 1 - Vídeo explicativo

    Envie para os alunos um vídeo curto explicando como ler os anos em inglês e a diferença entre os sotaques de diferentes países e regiões que falam a língua inglesa. O vídeo deve ser simples e claro, com exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Introdução teórica

    Inicie cumprimentando os alunos e contextualizando o tema. Pergunte o que eles entenderam do vídeo e esclareça possíveis dúvidas. Comente brevemente sobre a variação linguística em relação à pronúncia. Serão distribuídos os materiais necessários e explicada a metodologia adotada.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e prática

    Os alunos vão buscar mais exemplos de como ler os anos em inglês e praticar a leitura dos anos em inglês com textos que você deve levar para a sala. Eles vão preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, onde escrevem o que foi bom, o que foi ruim e o que poderia ser melhorado na atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação e discussão

    Os grupos vão apresentar suas produções e os outros grupos farão perguntas e sugestões de melhorias.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma reflexão com os alunos sobre o que aprenderam e como esse novo conhecimento pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar modos de falar em língua inglesa.
  • Refutar preconceitos em relação à variação linguística natural das línguas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs preenchido pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos alunos.

Ações do professor

  • Disponibilizar os materiais necessários para a atividade.
  • Explicar claramente as instruções e metodologia adotada.
  • Proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre o tema e a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e praticar a leitura dos anos em inglês.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade.
  • Participar ativamente da apresentação e discussão dos resultados.