Aula sobre How To Spell In English Como Soletrar Em Ingles

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A habilidade de soletrar em inglês é fundamental para a comunicação em inglês. É uma habilidade usada em diversas áreas, como em escrita de e-mails, preenchimento de formulários, leitura de textos em inglês, entre outros. Nesta atividade, os alunos irão aprender como soletrar palavras em inglês e como reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em inglês e em sua língua materna. A metodologia usada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos irão criar um template de avaliação por pares. Os alunos irão trabalhar em grupo, o que permitirá a troca de ideias e a criação de um ambiente colaborativo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sobre a importância de soletrar em inglês. Em seguida, faça uma dinâmica onde cada aluno irá soletrar uma palavra em português para a turma e em seguida soletrar a mesma palavra em inglês.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do template

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, onde um grupo irá avaliar o outro. O template deve conter os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar palavras em inglês que tenham semelhança na pronúncia com palavras em português. Dê exemplos de palavras escritas de forma semelhante, mas que possuem pronúncias diferentes em inglês. Os alunos irão anotar as palavras e suas respectivas pronúncias.

  4. Etapa 4 - Treino

    Em seus grupos, os alunos irão praticar soletrar as palavras em inglês pesquisadas. Cada aluno irá soletrar uma palavra e o grupo irá avaliar a pronúncia.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar as palavras pesquisadas e as suas respectivas pronúncias. O grupo que estiver assistindo irá avaliar a apresentação usando o template de avaliação por pares. Observe e ajude os grupos a corrigir as pronúncias.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre as semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em inglês e em português. Os alunos irão compartilhar suas experiências e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de praticar a habilidade de soletrar em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em soletrar palavras em inglês;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em inglês e em sua língua materna;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborativamente.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Apresentação e comunicação;
  • Soletrar corretamente palavras em inglês.

Ações do professor

  • Contextualizar sobre a importância de soletrar em inglês;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar o trabalho dos grupos, ajudando-os a corrigir as pronúncias e tirando dúvidas.

Ações do aluno

  • Pesquisar palavras em inglês que tenham semelhança na pronúncia com palavras em português;
  • Praticar soletrar as palavras em inglês pesquisadas em seus grupos;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos usando o template de avaliação por pares.