Aula sobre How To Spell In English Como Soletrar Em Ingles
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A habilidade de soletrar em inglês é uma das primeiras que os estudantes aprendem ao estudar a língua. No entanto, muitas vezes os alunos podem ter dificuldade em soletrar corretamente e diferenciar a pronúncia de palavras semelhantes em português e inglês. Nesta atividade, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para incentivar os alunos a criar um mapa conceitual, explorando ideias centrais e sub-ideias que os ajudem a diferenciar a pronúncia de palavras em inglês. Os exemplos práticos serão apresentados para ajudar os alunos a se familiarizarem com a soletração em inglês e a reconhecer as semelhanças e diferenças em relação às palavras em português.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e faça um brainstorming com os alunos sobre palavras em inglês que eles conhecem. Em seguida, apresente os exemplos práticos para a turma de como soletrar em inglês e diferenciar as pronúncias de palavras em português e inglês.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Divida a turma em duplas ou trios e cada grupo criará um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade, sobre soletração em inglês. Os alunos devem usar os exemplos práticos fornecidos pelo professor como referência e incluir outras palavras que eles conheçam.Etapa 3 - Compartilhamento do mapa conceitual
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma e explicará como as palavras foram organizadas. Solicite que os grupos compartilhem palavras que aparecem em mais de um mapa conceitual.Etapa 4 - Discussão em grupos
Os alunos discutirão em seus grupos, as semelhanças e diferenças entre as palavras em inglês e português e compartilharão as dificuldades que tiveram em soletrar as palavras em inglês.Etapa 5 - Discussão geral
Lidere uma discussão com a turma inteira sobre as semelhanças e diferenças entre as palavras em inglês e português e ajude a esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos tenham.Etapa 6 - Atividade de prática
Os alunos criarão frases ou pequenos diálogos com as palavras discutidas na aula.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo dos principais tópicos discutidos e incentive os alunos a continuar praticando a soletração em inglês em suas atividades diárias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.
- Encorajar os alunos a trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros.
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico, observação e análise.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos de criar um mapa conceitual preciso e bem organizado.
- Participação e colaboração dos alunos na discussão em grupo e na discussão geral.
- Habilidade dos alunos em identificar semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em inglês e português.
- Habilidade dos alunos em soletrar corretamente palavras em inglês.
- Habilidade dos alunos em criar frases ou pequenos diálogos usando as palavras discutidas na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e específica.
- Fornecer exemplos práticos para os alunos e ajudar na identificação de semelhanças e diferenças entre as palavras.
- Facilitar a discussão em grupo e a discussão geral, esclarecendo quaisquer dúvidas que os alunos tenham.
- Incentivar os alunos a trabalhar em equipe e colaborar uns com os outros.
- Fornecer feedback construtivo aos alunos sobre seu desempenho.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual em seu grupo.
- Colaborar com seus colegas de equipe e compartilhar ideias.
- Participar da discussão em grupo e da discussão geral, fazendo perguntas e oferecendo feedback.
- Criar frases ou pequenos diálogos usando as palavras discutidas na aula.
- Ser capaz de identificar semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras em inglês e português.