Aula sobre How To Spell In English Como Soletrar Em Ingles

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "How to spell in English" trata da habilidade de soletrar palavras em inglês corretamente. Essa habilidade é fundamental para a comunicação escrita em inglês, seja em atividades escolares, profissionais ou de lazer. Para contextualizar, você pode apresentar situações cotidianas de leitura em inglês, como ler um menu em um restaurante, entender uma placa de sinalização em uma viagem ou mesmo ler e-mail, ou mensagens em inglês. Você pode também explicar como a soletração em inglês é diferente da soletração em português, destacando as particularidades do idioma. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada de modo que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

  1. Etapa 1 - Vídeo-aula

    Disponibilize um vídeo-aula sobre a soletração em inglês para que os alunos assistam previamente. O vídeo deve conter exemplos práticos de como soletrar palavras em inglês.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e dos objetivos

    Inicie apresentando o tema e os objetivos, explicando a importância da habilidade de soletrar palavras em inglês. Retome o vídeo assistido pelos alunos questionando se há alguma dúvida.

  3. Etapa 3 - Soletração com flashcards

    Apresente flashcards com palavras em inglês para os alunos soletrarem em voz alta. Utilize palavras simples e progressivamente mais complexas, conforme o nível de habilidade dos alunos.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos de até três para criarem um template de Dinâmica dos 3 Qs utilizando os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal". Nessa dinâmica, os alunos deverão expressar o que acharam de bom, pena e o que ficou em aberto durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em sala de aula

    Os grupos apresentam seus templates de Dinâmica dos 3 Qs e explicam seus pontos de vista em relação à atividade, abordando aspectos como o que acharam de mais fácil, mais difícil, o que aprenderam, dentre outros.

  6. Etapa 6 - Fechamento e avaliação

    Conclua destacando os principais aprendizados e fazendo uma avaliação da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de soletrar palavras em inglês corretamente;
  • Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas;
  • Estimular a cooperação e colaboração entre os alunos durante a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos grupos durante a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Correção na soletração das palavras apresentadas pelo professor;
  • Clareza na comunicação e na apresentação dos templates de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Capacidade de reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e outras línguas conhecidas.

Ações do professor

  • Disponibilizar vídeo-aula sobre o tema antes da aula;
  • Apresentar flashcards com palavras em inglês para soletração;
  • Orientar os grupos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Conduzir a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Assistir à vídeo-aula antes da aula;
  • Realizar a atividade de soletração das palavras apresentadas pelo professor;
  • Participar ativamente na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar com clareza seu grupo e seus pontos de vista.