Aula sobre Hpv

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser prevenida com vacinação, mas que ainda é muito comum entre os jovens. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção e informar sobre os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs, com ênfase na AIDS.

  1. Etapa 1 - Sensibilização

    Iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o HPV e as DSTs. Em seguida, apresentar um vídeo explicativo sobre o HPV e as DSTs, com exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, que contém os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar de uma pessoa que contraiu uma DST e entender melhor as suas necessidades, desejos e dificuldades.

  3. Etapa 3 - Identificação dos Sintomas

    Apresentar aos alunos os principais sintomas do HPV e outras DSTs, com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos devem identificar os sintomas apresentados no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Modos de Transmissão

    Apresentar aos alunos os principais modos de transmissão do HPV e outras DSTs, com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos devem identificar os modos de transmissão apresentados no mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Estratégias de Prevenção

    Os alunos devem trabalhar em grupos e criar estratégias de prevenção para o HPV e outras DSTs, com base no mapa de empatia e nas informações apresentadas por você. Cada grupo deve apresentar suas estratégias para a turma e discutir os pontos positivos e negativos de cada uma.

  6. Etapa 6 - Debate

    Conduzir um debate sobre as estratégias de prevenção apresentadas pelos grupos e discutir a importância da prevenção e do uso de preservativos em relações sexuais.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Fazer uma breve recapitulação da aula e reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs, com ênfase na AIDS.
  • Estimular a empatia, criatividade e colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção e do uso de preservativos em relações sexuais.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em todas as etapas da aula.
  • Identificação correta dos sintomas e modos de transmissão apresentados.
  • Criação de estratégias de prevenção criativas e eficazes.
  • Participação ativa no debate sobre as estratégias de prevenção apresentadas pelos grupos.
  • Compreensão da importância da prevenção e do uso de preservativos em relações sexuais.

Ações do professor

  • Conduzir a aula de forma dinâmica e participativa.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a empatia, criatividade e colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Conduzir o debate sobre as estratégias de prevenção apresentadas pelos grupos.
  • Reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as etapas da aula.
  • Criar um mapa de empatia sobre o tema.
  • Identificar corretamente os sintomas e modos de transmissão apresentados.
  • Criar estratégias de prevenção criativas e eficazes.
  • Participar ativamente no debate sobre as estratégias de prevenção apresentadas pelos grupos.