Aula sobre Hpv
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O HPV é um vírus que atinge tanto homens quanto mulheres, sendo transmitido principalmente pelo contato sexual. Além disso, ele pode causar câncer de colo de útero, de pênis, de ânus, de boca e de garganta. É importante que os alunos saibam que o HPV é uma doença que pode ser prevenida através da vacinação e do uso de preservativos durante as relações sexuais. Os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro sobre o tema, com o objetivo de aprender sobre os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs, com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Etapa 1 - Introdução
Iniciar explicando sobre o tema da aula: HPV e DSTs, destacando a importância de prevenção e tratamento. Em seguida, organizar os alunos em grupos de até 5 integrantes para criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema.Etapa 2 - Definição das regras e objetivos do jogo
Cada grupo deverá definir as regras e os objetivos do jogo, levando em consideração os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de DSTs. Você deverá acompanhar o processo e tirar dúvidas.Etapa 3 - Criação do tabuleiro
Com base nas regras e objetivos definidos, os alunos deverão criar o tabuleiro do jogo. Cada grupo deverá criar um tabuleiro com 51 casas, que representarão as diferentes etapas do jogo.Etapa 4 - Criação dos cards de perguntas e ações
Os alunos deverão criar os cards de perguntas e ações que serão usados durante o jogo. As perguntas e ações deverão estar relacionadas ao tema da aula e abordar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de DSTs.Etapa 5 - Teste do jogo
Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade, as regras e a qualidade das perguntas e ações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após o teste dos jogos, os alunos deverão se reunir em grupo para discutir sobre o que aprenderam durante a atividade, destacando as principais informações sobre o HPV e as DSTs.Etapa 7 - Encerramento
Fazer o encerramento da atividade, destacando a importância da prevenção e do tratamento das DSTs e incentivando os alunos a compartilharem o que aprenderam com outras pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs, com ênfase na AIDS.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre a importância da prevenção e do tratamento das DSTs.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Clareza e objetividade nas perguntas e ações criadas.
- Participação ativa durante todas as etapas da atividade.
- Qualidade do feedback dado sobre os jogos criados pelos outros grupos.
- Capacidade de identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs, com ênfase na AIDS.
Ações do professor
- Explicar sobre o tema da aula e destacar a importância da prevenção e do tratamento das DSTs.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Acompanhar o processo de criação e tirar dúvidas dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos e mediar os conflitos que possam surgir durante a atividade.
- Fazer o encerramento da atividade e destacar os principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o jogo de tabuleiro.
- Definir as regras e os objetivos do jogo.
- Criar o tabuleiro e os cards de perguntas e ações.
- Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks.
- Participar ativamente durante todas as etapas da atividade.