Aula sobre Hpv

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O HPV é um vírus que pode ser transmitido por meio de contato sexual e que pode causar diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de colo do útero. É importante que os alunos saibam identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento do HPV, bem como discutir estratégias e métodos de prevenção.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentação do tema e contextualização sobre o HPV. Discussão sobre a importância de se prevenir contra o vírus e os riscos à saúde.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e discussão em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema específico relacionado ao HPV, como sintomas, modos de transmissão, tratamento e prevenção. Os alunos deverão discutir em grupo e criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rubrica e discutirá com a turma sobre o subtema que pesquisou.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Discussão em grupo sobre as principais informações aprendidas sobre o HPV e a importância da prevenção.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Utilizar o template de avaliação por rubrica criado pelos alunos para avaliar o desempenho de cada grupo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerramento da aula e orientação para a próxima atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento do HPV.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir estratégias e métodos de prevenção do HPV.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar um template de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e subtemas pesquisados.
  • Contribuição para o debate em sala de aula.
  • Participação ativa na criação do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia a ser utilizada.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e orientá-los para a próxima atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rubrica.
  • Contribuir para o debate em sala de aula.