Aula sobre Hpv
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O HPV é um vírus que pode ser transmitido por meio de contato sexual e que pode causar diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de colo do útero. É importante que os alunos saibam identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento do HPV, bem como discutir estratégias e métodos de prevenção.
Etapa 1 - Introdução
Apresentação do tema e contextualização sobre o HPV. Discussão sobre a importância de se prevenir contra o vírus e os riscos à saúde.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir o tema.Etapa 3 - Pesquisa e discussão em grupo
Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtema específico relacionado ao HPV, como sintomas, modos de transmissão, tratamento e prevenção. Os alunos deverão discutir em grupo e criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate em sala de aula
Cada grupo apresentará seu template de avaliação por rubrica e discutirá com a turma sobre o subtema que pesquisou.Etapa 5 - Conclusão
Discussão em grupo sobre as principais informações aprendidas sobre o HPV e a importância da prevenção.Etapa 6 - Avaliação
Utilizar o template de avaliação por rubrica criado pelos alunos para avaliar o desempenho de cada grupo.Etapa 7 - Encerramento
Encerramento da aula e orientação para a próxima atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento do HPV.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir estratégias e métodos de prevenção do HPV.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar um template de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e subtemas pesquisados.
- Contribuição para o debate em sala de aula.
- Participação ativa na criação do template de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia a ser utilizada.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e orientá-los para a próxima atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
- Criar um template de avaliação por rubrica.
- Contribuir para o debate em sala de aula.