Aula sobre Hpv

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O HPV (Papilomavírus humano) é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível) causada por um vírus que afeta tanto homens quanto mulheres. O vírus é transmitido através do contato sexual e pode causar verrugas genitais e câncer de colo de útero em mulheres. É importante que os alunos saibam sobre a existência do HPV, quais são seus sintomas, modos de transmissão, tratamentos e principalmente, como prevenir a doença.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula com uma breve explicação sobre o HPV, seus sintomas, modos de transmissão e tratamento, enfatizando a importância da prevenção. Em seguida, dividir a turma em 3 grupos e explicar como funcionará a metodologia de Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo explicativo

    Na primeira estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o HPV, seus sintomas, modos de transmissão e tratamento. Após o vídeo, deverão responder a algumas perguntas para fixar o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Jogo de tabuleiro

    Na segunda estação, os alunos jogarão um jogo de tabuleiro que aborda o tema do HPV. O jogo terá perguntas sobre o assunto e os alunos deverão respondê-las corretamente para avançar no tabuleiro.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate em grupo

    Na terceira estação, os alunos participarão de um debate em grupo sobre o HPV. Cada grupo deverá discutir estratégias e métodos de prevenção, além de compartilhar informações e experiências sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerrar a aula fazendo uma breve revisão sobre o que foi aprendido nas estações e reforçando a importância da prevenção do HPV.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação dos alunos
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar sintomas, modos de transmissão e tratamento de DSTs, com ênfase no HPV

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos sobre o HPV
  • Capacidade de discutir estratégias e métodos de prevenção do HPV

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia de Rotação por estações
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades propostas
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante e após a aula

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Colaborar com os colegas de grupo
  • Demonstrar compreensão dos conceitos aprendidos sobre o HPV