Aula sobre Hpv
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O HPV é um vírus que pode causar diversas doenças, como verrugas genitais e até mesmo câncer de colo de útero e de garganta. Ele é transmitido principalmente por meio de relações sexuais, mas também pode ser passado por objetos contaminados, como toalhas e roupas íntimas. É importante que os jovens estejam cientes dos riscos e das formas de prevenção, como o uso de preservativos e a vacinação. Os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o HPV, aprofundando seus conhecimentos sobre o tema e desenvolvendo habilidades de pesquisa e organização de informações.
Etapa 1 - Sala de aula invertida
Antes da aula, os alunos irão assistir a um vídeo de introdução ao tema, selecionado por você. Eles deverão anotar as principais informações e dúvidas que surgirem durante a apresentação.Etapa 2 - Mapa conceitual
Em sala de aula, os alunos irão formar grupos de 3 a 4 pessoas e receberão uma folha em branco para criar um mapa conceitual sobre o HPV. Eles deverão escolher uma ideia central e 8 sub-ideias relacionadas ao tema, organizando as informações em dois níveis de profundidade.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações contidas em cada nível do mapa. Você poderá incentivar a participação dos alunos fazendo perguntas sobre o tema e orientando os grupos que tiverem dificuldades.Etapa 4 - Discussão
Depois das apresentações, os alunos irão discutir em grupo as estratégias e métodos de prevenção do HPV, colocando em prática o que aprenderam durante a aula.Etapa 5 - Produção de texto
Os alunos irão produzir um texto em grupo, com no máximo 200 palavras, sobre as principais informações e estratégias de prevenção do HPV. O texto deverá ser entregue para avaliação.Etapa 6 - Avaliação
Avaliar os mapas conceituais e o texto produzido pelos alunos, utilizando os critérios de avaliação definidos.Etapa 7 - Sistematização
Por fim, propor uma atividade de reflexão sobre a aula, pedindo que os alunos escrevam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a reflexão sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Critérios de avaliação
- Qualidade e clareza do mapa conceitual produzido pelos alunos.
- Coerência e profundidade das informações apresentadas no mapa conceitual.
- Qualidade e clareza do texto produzido pelos alunos.
- Correção gramatical e ortográfica do texto produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação dos alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
- Avaliar os mapas conceituais e o texto produzido pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo de introdução ao tema antes da aula.
- Criar um mapa conceitual em grupo.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Produzir um texto em grupo sobre o tema.
- Refletir sobre o que aprenderam durante a aula.