Aula sobre Hpv

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O HPV é um vírus que pode causar diversas doenças, como verrugas genitais e até mesmo câncer de colo de útero e de garganta. Ele é transmitido principalmente por meio de relações sexuais, mas também pode ser passado por objetos contaminados, como toalhas e roupas íntimas. É importante que os jovens estejam cientes dos riscos e das formas de prevenção, como o uso de preservativos e a vacinação. Os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual sobre o HPV, aprofundando seus conhecimentos sobre o tema e desenvolvendo habilidades de pesquisa e organização de informações.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Antes da aula, os alunos irão assistir a um vídeo de introdução ao tema, selecionado por você. Eles deverão anotar as principais informações e dúvidas que surgirem durante a apresentação.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos irão formar grupos de 3 a 4 pessoas e receberão uma folha em branco para criar um mapa conceitual sobre o HPV. Eles deverão escolher uma ideia central e 8 sub-ideias relacionadas ao tema, organizando as informações em dois níveis de profundidade.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as informações contidas em cada nível do mapa. Você poderá incentivar a participação dos alunos fazendo perguntas sobre o tema e orientando os grupos que tiverem dificuldades.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Depois das apresentações, os alunos irão discutir em grupo as estratégias e métodos de prevenção do HPV, colocando em prática o que aprenderam durante a aula.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto em grupo, com no máximo 200 palavras, sobre as principais informações e estratégias de prevenção do HPV. O texto deverá ser entregue para avaliação.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avaliar os mapas conceituais e o texto produzido pelos alunos, utilizando os critérios de avaliação definidos.

  7. Etapa 7 - Sistematização

    Por fim, propor uma atividade de reflexão sobre a aula, pedindo que os alunos escrevam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão sobre a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Critérios de avaliação

  • Qualidade e clareza do mapa conceitual produzido pelos alunos.
  • Coerência e profundidade das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza do texto produzido pelos alunos.
  • Correção gramatical e ortográfica do texto produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação dos alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Avaliar os mapas conceituais e o texto produzido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo de introdução ao tema antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual em grupo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Produzir um texto em grupo sobre o tema.
  • Refletir sobre o que aprenderam durante a aula.