Aula sobre Ideia Musical

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A música é uma das formas mais populares de expressão cultural, e a ideia musical é um conceito importante para entender como a música é criada e executada. A ideia musical é a concepção inicial de uma música, que pode ser desenvolvida em uma composição completa. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de ideia musical e como ela pode ser explorada e analisada criticamente. Eles também irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o conceito de ideia musical e explique como ela é importante para a criação de uma música.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos e peça que discutam exemplos de ideias musicais em diferentes gêneros musicais. Eles devem identificar as características que tornam cada ideia musical única.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento de templates de avaliação

    Os grupos criam um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral. Eles devem decidir quais critérios são os mais importantes e definir uma escala de 1 a 5 para avaliar cada critério.

  4. Etapa 4 - Criação de ideias musicais

    Oriente os grupos na criação de sua própria ideia musical. Em seguida, a música será apresentada para a turma. Eles devem explicar o processo criativo e as escolhas que fizeram ao criar a ideia musical.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Cada grupo apresenta sua ideia musical e é avaliado pelos outros grupos usando o template de avaliação por pares. Os alunos devem discutir suas avaliações e justificar suas notas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o processo de criação de ideias musicais e a importância da avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Incentive os alunos a criar uma composição completa usando sua ideia musical como ponto de partida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar criticamente diferentes ideias musicais em diferentes gêneros musicais.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas e justificar suas avaliações.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de ideia musical e explicar sua importância.
  • Facilitar a discussão em grupo e fornecer feedback construtivo.
  • Guiar os alunos na criação de seus templates de avaliação por pares.
  • Conduzir a reflexão final sobre o processo de criação e avaliação de ideias musicais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e contribuir com ideias.
  • Criar uma ideia musical única e apresentá-la para a turma.
  • Criar um template de avaliação por pares e avaliar seus colegas usando os critérios definidos.
  • Justificar suas avaliações e discutir suas opiniões com a turma.