Aula sobre Ideia Musical
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A música é uma das formas mais populares de expressão cultural, e a ideia musical é um conceito importante para entender como a música é criada e executada. A ideia musical é a concepção inicial de uma música, que pode ser desenvolvida em uma composição completa. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de ideia musical e como ela pode ser explorada e analisada criticamente. Eles também irão criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o conceito de ideia musical e explique como ela é importante para a criação de uma música.Etapa 2 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos e peça que discutam exemplos de ideias musicais em diferentes gêneros musicais. Eles devem identificar as características que tornam cada ideia musical única.Etapa 3 - Desenvolvimento de templates de avaliação
Os grupos criam um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral. Eles devem decidir quais critérios são os mais importantes e definir uma escala de 1 a 5 para avaliar cada critério.Etapa 4 - Criação de ideias musicais
Oriente os grupos na criação de sua própria ideia musical. Em seguida, a música será apresentada para a turma. Eles devem explicar o processo criativo e as escolhas que fizeram ao criar a ideia musical.Etapa 5 - Apresentação e avaliação
Cada grupo apresenta sua ideia musical e é avaliado pelos outros grupos usando o template de avaliação por pares. Os alunos devem discutir suas avaliações e justificar suas notas.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o processo de criação de ideias musicais e a importância da avaliação por pares.Etapa 7 - Tarefa de casa
Incentive os alunos a criar uma composição completa usando sua ideia musical como ponto de partida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar criticamente diferentes ideias musicais em diferentes gêneros musicais.
- Incentivar a criatividade e a colaboração em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas e justificar suas avaliações.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o conceito de ideia musical e explicar sua importância.
- Facilitar a discussão em grupo e fornecer feedback construtivo.
- Guiar os alunos na criação de seus templates de avaliação por pares.
- Conduzir a reflexão final sobre o processo de criação e avaliação de ideias musicais.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo e contribuir com ideias.
- Criar uma ideia musical única e apresentá-la para a turma.
- Criar um template de avaliação por pares e avaliar seus colegas usando os critérios definidos.
- Justificar suas avaliações e discutir suas opiniões com a turma.