Aula sobre Ideia Musical

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A música é uma expressão artística presente na vida de todas as pessoas, seja por meio do rádio, da televisão, da internet, dos aplicativos de música ou até mesmo nas ruas. Porém, muitas vezes não nos damos conta da importância da ideia musical, a qual é a base de toda composição. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ideia musical e como ela é importante na construção de uma música. A metodologia utilizada será a _Cultura Maker_, em que os alunos serão incentivados a criar um diário de bordo em grupo, visando explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza a ideia musical, explicando o que é e sua importância na composição de uma música. Apresente exemplos de músicas que se destacaram pela sua ideia musical.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Divida os alunos em grupos e oriente-os na tarefa de pesquisar sobre a ideia musical em diferentes gêneros musicais. Cada grupo deverá escolher um gênero e apresentar exemplos de músicas com ideias musicais marcantes.

  3. Etapa 3 - Registro

    Cada grupo deverá registrar a criação da sua música em um diário de bordo, contendo os campos de _Problema_, _Geração de alternativas_ e _Solução_.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá criar uma música com uma ideia musical marcante, utilizando os recursos disponíveis em sala de aula. Auxilie os alunos na criação da música, dando sugestões e orientações.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas músicas para a turma, explicando a ideia musical utilizada e como ela foi criada. Faça um momento para perguntas e comentários dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Reúna os grupos para discutir sobre as músicas criadas e como a ideia musical foi importante na composição. Medie a discussão e incentivar a reflexão sobre o processo criativo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da ideia musical na composição de uma música e incentivando os alunos a explorarem diferentes gêneros musicais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Refletir sobre o processo criativo e a importância da ideia musical na composição de uma música.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo sobre a ideia musical.
  • Criação de uma música com uma ideia musical marcante.
  • Registro adequado no diário de bordo.
  • Apresentação clara e objetiva da música criada.
  • Participação na discussão em grupo sobre o processo criativo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos na criação da música.
  • Mediar a discussão em grupo sobre o processo criativo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da ideia musical na composição de uma música.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo sobre a ideia musical.
  • Criar uma música com uma ideia musical marcante.
  • Registrar adequadamente no diário de bordo.
  • Apresentar clara e objetivamente a música criada.
  • Participar da discussão em grupo sobre o processo criativo.