Aula sobre Ideia Musical

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A temática sobre "Ideia Musical" pretende explorar a criatividade dos alunos e sua capacidade de expressar ideias por meio da música. A ideia musical é um conceito muito utilizado na composição musical, que se refere a uma melodia ou ritmo repetido ao longo da música. Você pode exemplificar com músicas conhecidas, como "We Will Rock You" do Queen, com uma ideia musical muito marcante e fácil de identificar.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A temática sobre "Ideia Musical" pretende explorar a criatividade dos alunos e sua capacidade de expressar ideias por meio da música. A ideia musical é um conceito muito utilizado na composição musical, que se refere a uma melodia ou ritmo repetido ao longo da música. Você pode exemplificar com músicas conhecidas, como "We Will Rock You" do Queen, com uma ideia musical muito marcante e fácil de identificar.

  2. Etapa 2 - Entender

    Introduza o conceito de ideia musical e explique sua importância na composição musical. Os alunos podem assistir a vídeos e ouvir músicas para identificar a ideia musical presente em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço de uma ideia musical própria, utilizando apenas recursos como lápis e papel. Forneça algumas orientações, caso seja necessário, para ajudá-los nessa tarefa.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem apresentar suas ideias musicais para a turma e, em conjunto, decidir qual delas será utilizada como base para a atividade seguinte.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base na ideia musical escolhida, os alunos devem criar uma música completa, utilizando apenas recursos como instrumentos musicais simples, como tambores, flautas e chocalhos.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem apresentar suas músicas para a turma e avaliar a eficácia da ideia musical escolhida. Eles podem discutir o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Refinar

    Com base no retorno recebido pelos grupos, os alunos devem refinar suas músicas e aprimorar a ideia musical escolhida.

  8. Etapa 8 - Apresentar

    Os alunos devem apresentar suas músicas finalizadas para a turma em uma apresentação musical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos.
  • Estimular a capacidade de expressão dos alunos por meio da música.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Originalidade da ideia musical.
  • Coerência entre a ideia musical e a música criada.
  • Qualidade da apresentação musical.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de ideia musical.
  • Fornecer orientações para a criação das ideias musicais e das músicas.
  • Avaliar as apresentações musicais e fornecer feedback para os alunos.

Ações do aluno

  • Criar uma ideia musical própria.
  • Criar uma música completa com base na ideia musical escolhida.
  • Apresentar a música para a turma e avaliar o feedback recebido.