Aula sobre Ideia Musical

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela é capaz de transmitir emoções, sensações e ideias, e pode ser encontrada em diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos explorar a ideia musical, que é a base para a criação de uma música. Vamos aprender a identificar as ideias musicais em diferentes gêneros musicais e a criar nossas próprias ideias musicais.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela é capaz de transmitir emoções, sensações e ideias, e pode ser encontrada em diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos explorar a ideia musical, que é a base para a criação de uma música. Vamos aprender a identificar as ideias musicais em diferentes gêneros musicais e a criar nossas próprias ideias musicais.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Inicie o conteúdo com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre a ideia musical. Anote as ideias dos alunos em um quadro ou papel pardo.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Apresente exemplos de ideias musicais em diferentes gêneros musicais, como rock, samba, música clássica, entre outros. Utilize um aparelho de som e CDs ou o celular para reproduzir as músicas.

  4. Etapa 4 - Análise

    Os alunos devem analisar as ideias musicais apresentadas pelo professor e identificar as características de cada uma delas. Distribua uma folha de papel sulfite para que os alunos anotem as características das ideias musicais.

  5. Etapa 5 - Criação

    Os alunos devem criar suas próprias ideias musicais. Distribua, se for possível, instrumentos musicais simples, como pandeiros, chocalhos e tambores, para que os alunos possam experimentar diferentes sons e criar suas ideias musicais. Os alunos devem anotar suas ideias musicais em seus modelos de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Composição

    Os alunos devem utilizar suas ideias musicais para criar uma composição em grupo. Oriente os alunos na criação da composição e pode utilizar um instrumento musical para acompanhar os alunos.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos devem apresentar suas composições para a turma e fazer uma reflexão sobre o que aprenderam sobre o conteúdo. Anote as reflexões dos alunos em um quadro ou papel pardo.

  8. Etapa 8 - Registro de aprendizagem

    Os alunos devem registrar suas reflexões e aprendizados em seus modelos de registro de aprendizagem, preenchendo os campos de Check-in e Check-out.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar diferentes ideias musicais em gêneros musicais diversos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias ideias musicais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo na criação de uma composição musical.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características das ideias musicais apresentadas pelo professor.
  • Criação de ideias musicais originais e criativas pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na criação da composição musical em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de ideias musicais em diferentes gêneros musicais.
  • Distribuir instrumentos musicais simples para que os alunos possam experimentar diferentes sons e criar suas ideias musicais.
  • Orientar os alunos na criação da composição musical em grupo.

Ações do aluno

  • Identificar as características das ideias musicais apresentadas pelo professor.
  • Criar suas próprias ideias musicais utilizando instrumentos musicais simples.
  • Trabalhar em grupo na criação da composição musical.