Aula sobre Ideia Musical
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela é capaz de transmitir emoções, sensações e ideias, e pode ser encontrada em diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos explorar a ideia musical, que é a base para a criação de uma música. Vamos aprender a identificar as ideias musicais em diferentes gêneros musicais e a criar nossas próprias ideias musicais.
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma das formas mais antigas e universais de expressão artística. Ela é capaz de transmitir emoções, sensações e ideias, e pode ser encontrada em diferentes culturas e épocas. Nesta atividade, vamos explorar a ideia musical, que é a base para a criação de uma música. Vamos aprender a identificar as ideias musicais em diferentes gêneros musicais e a criar nossas próprias ideias musicais.Etapa 2 - Check-in
Inicie o conteúdo com uma roda de conversa para saber o que os alunos já sabem sobre a ideia musical. Anote as ideias dos alunos em um quadro ou papel pardo.Etapa 3 - Apresentação
Apresente exemplos de ideias musicais em diferentes gêneros musicais, como rock, samba, música clássica, entre outros. Utilize um aparelho de som e CDs ou o celular para reproduzir as músicas.Etapa 4 - Análise
Os alunos devem analisar as ideias musicais apresentadas pelo professor e identificar as características de cada uma delas. Distribua uma folha de papel sulfite para que os alunos anotem as características das ideias musicais.Etapa 5 - Criação
Os alunos devem criar suas próprias ideias musicais. Distribua, se for possível, instrumentos musicais simples, como pandeiros, chocalhos e tambores, para que os alunos possam experimentar diferentes sons e criar suas ideias musicais. Os alunos devem anotar suas ideias musicais em seus modelos de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Composição
Os alunos devem utilizar suas ideias musicais para criar uma composição em grupo. Oriente os alunos na criação da composição e pode utilizar um instrumento musical para acompanhar os alunos.Etapa 7 - Check-out
Os alunos devem apresentar suas composições para a turma e fazer uma reflexão sobre o que aprenderam sobre o conteúdo. Anote as reflexões dos alunos em um quadro ou papel pardo.Etapa 8 - Registro de aprendizagem
Os alunos devem registrar suas reflexões e aprendizados em seus modelos de registro de aprendizagem, preenchendo os campos de Check-in e Check-out.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar diferentes ideias musicais em gêneros musicais diversos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias ideias musicais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo na criação de uma composição musical.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características das ideias musicais apresentadas pelo professor.
- Criação de ideias musicais originais e criativas pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos na criação da composição musical em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de ideias musicais em diferentes gêneros musicais.
- Distribuir instrumentos musicais simples para que os alunos possam experimentar diferentes sons e criar suas ideias musicais.
- Orientar os alunos na criação da composição musical em grupo.
Ações do aluno
- Identificar as características das ideias musicais apresentadas pelo professor.
- Criar suas próprias ideias musicais utilizando instrumentos musicais simples.
- Trabalhar em grupo na criação da composição musical.