Aula sobre Ideia Musical

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A música é uma forma de arte que pode ser expressa de diversas maneiras, seja por meio de instrumentos, voz, letras ou sons. A ideia musical é o conceito que envolve a criação de uma melodia, ritmo ou harmonia que pode ser desenvolvida por meio da imaginação e criatividade. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A música é uma forma de arte que pode ser expressa de diversas maneiras, seja por meio de instrumentos, voz, letras ou sons. A ideia musical é o conceito que envolve a criação de uma melodia, ritmo ou harmonia que pode ser desenvolvida por meio da imaginação e criatividade. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Ideia Musical" e explique o que é e como pode ser desenvolvida. Serão apresentados exemplos de músicas que utilizam ideias musicais e como elas foram criadas.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Os alunos irão receber um estudo de caso de uma banda famosa que teve sua ideia musical criada de forma inusitada. Eles deverão analisar o caso e identificar os elementos que compõem a ideia musical da banda. Se possível, escolha uma banda ou música de conhecimento do público da atividade.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre a ideia musical da banda. Eles deverão utilizar recursos como papel, canetas coloridas e régua.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Os alunos irão preencher as lacunas do infográfico com as informações analisadas no estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas neles e como a ideia musical da banda foi criada.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir sobre as diferentes formas de criar ideias musicais e como elas podem ser desenvolvidas. Medie a discussão e incentive a participação de todos.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Os alunos também serão convidados a avaliar a exposição do conteúdo e o seu próprio desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de ideias musicais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos de analisar e identificar os elementos que compõem a ideia musical da banda.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o conceito de ideia musical.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso e identificar os elementos que compõem a ideia musical da banda.
  • Criar um infográfico com lacunas a serem preenchidas.
  • Apresentar o infográfico para a turma e explicar as informações contidas nele.