Aula sobre Ideia Musical
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A música é uma forma de arte que pode ser expressa de diversas maneiras, seja por meio de instrumentos, voz, letras ou sons. A ideia musical é o conceito que envolve a criação de uma melodia, ritmo ou harmonia que pode ser desenvolvida por meio da imaginação e criatividade. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
Etapa 1 - Contextualização
A música é uma forma de arte que pode ser expressa de diversas maneiras, seja por meio de instrumentos, voz, letras ou sons. A ideia musical é o conceito que envolve a criação de uma melodia, ritmo ou harmonia que pode ser desenvolvida por meio da imaginação e criatividade. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Ideia Musical" e explique o que é e como pode ser desenvolvida. Serão apresentados exemplos de músicas que utilizam ideias musicais e como elas foram criadas.Etapa 3 - Estudo de caso
Os alunos irão receber um estudo de caso de uma banda famosa que teve sua ideia musical criada de forma inusitada. Eles deverão analisar o caso e identificar os elementos que compõem a ideia musical da banda. Se possível, escolha uma banda ou música de conhecimento do público da atividade.Etapa 4 - Criação do infográfico
Os alunos irão criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre a ideia musical da banda. Eles deverão utilizar recursos como papel, canetas coloridas e régua.Etapa 5 - Preenchimento do infográfico
Os alunos irão preencher as lacunas do infográfico com as informações analisadas no estudo de caso.Etapa 6 - Apresentação dos infográficos
Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando as informações contidas neles e como a ideia musical da banda foi criada.Etapa 7 - Discussão em grupo
A turma irá discutir sobre as diferentes formas de criar ideias musicais e como elas podem ser desenvolvidas. Medie a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 8 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. Os alunos também serão convidados a avaliar a exposição do conteúdo e o seu próprio desempenho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explorar e analisar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
- Estimular a criatividade e imaginação dos alunos na criação de ideias musicais.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos na atividade.
- Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos de analisar e identificar os elementos que compõem a ideia musical da banda.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o conceito de ideia musical.
- Mediar a discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Analisar o estudo de caso e identificar os elementos que compõem a ideia musical da banda.
- Criar um infográfico com lacunas a serem preenchidas.
- Apresentar o infográfico para a turma e explicar as informações contidas nele.