Aula sobre Ideia Musical

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ideia musical é um conceito fundamental na música, que se refere à ideia principal ou tema de uma composição. É a partir da ideia musical que o compositor desenvolve a estrutura da música, criando variações e contrastes que tornam a peça interessante e envolvente. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar diferentes ideias musicais, desenvolvendo sua capacidade de compreender e apreciar a música.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A ideia musical é um conceito fundamental na música, que se refere à ideia principal ou tema de uma composição. É a partir da ideia musical que o compositor desenvolve a estrutura da música, criando variações e contrastes que tornam a peça interessante e envolvente. Nesta atividade, os alunos irão explorar e analisar diferentes ideias musicais, desenvolvendo sua capacidade de compreender e apreciar a música.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Apresente o conceito de ideia musical e exemplos de diferentes ideias musicais, utilizando recursos como CDs, vinis ou o próprio celular com algum aplicativo de música.

  3. Etapa 3 - Debate crítico (20 minutos)

    Os alunos participam de um debate crítico sobre as características das ideias musicais apresentadas, utilizando perguntas norteadoras como: Qual é a ideia principal da música? Como ela é desenvolvida ao longo da peça? Quais são as variações e contrastes utilizados pelo compositor?

  4. Etapa 4 - Identificação da ideia musical (10 minutos)

    Os alunos escolhem uma das ideias musicais apresentadas e identificam corretamente a ideia principal da música.

  5. Etapa 5 - Análise da ideia musical (20 minutos)

    Os alunos analisam e descrevem as características da ideia musical escolhida, utilizando perguntas norteadoras como: Qual é o ritmo da música? Qual é a tonalidade? Quais são os instrumentos utilizados?

  6. Etapa 6 - Elaboração de variações e contrastes (30 minutos)

    Os alunos elaboram variações e contrastes a partir da ideia musical escolhida, utilizando instrumentos disponíveis na sala ou objetos do cotidiano que possam produzir sons.

  7. Etapa 7 - Criação do modelo de avaliação por rubrica (20 minutos)

    Os alunos criam um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar as características da ideia musical e as variações e contrastes elaborados.

  8. Etapa 8 - Apresentação e avaliação (20 minutos)

    Os alunos apresentam suas variações e contrastes para a turma e são avaliados pelos colegas conforme o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa anterior. Avalie o desempenho dos alunos conforme os critérios definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar diferentes ideias musicais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e criticar diferentes ideias musicais.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da ideia musical;
  • Capacidade de analisar e descrever as características da ideia musical;
  • Criatividade na elaboração de variações e contrastes a partir da ideia musical.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de diferentes ideias musicais, utilizando recursos como CDs, vinis ou o celular.
  • Estimular a participação dos alunos em um debate crítico sobre as características das ideias musicais apresentadas;
  • Orientar os alunos na elaboração de um modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico sobre as ideias musicais apresentadas;
  • Identificar e descrever as características da ideia musical apresentada;
  • Elaborar variações e contrastes a partir da ideia musical apresentada;
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.