Aula sobre Ideias Evolucionistas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula contextualizando o tema, explicando que a evolução das espécies é um dos temas mais importantes da Biologia, e que há diferentes teorias que tentam explicá-la. Nessa aula, serão trabalhadas as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.

  1. Etapa 1 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Oriente-os que os grupos devem ser heterogêneos, com alunos de diferentes níveis de conhecimento.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, utilizando livros didáticos, enciclopédias e outras fontes de informação analógicas disponíveis na escola.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações encontradas na pesquisa, comparando as ideias de Lamarck e Darwin e identificando semelhanças e diferenças entre elas.

  4. Etapa 4 - Criação de materiais

    Cada grupo deve criar um recurso analógico para apresentar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, como cartazes, maquetes, desenhos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus recursos analógicos para a turma. Oriente-os sobre a apresentação, que devem ser dinâmicas e criativas.

  6. Etapa 6 - Discussão em plenária

    Após as apresentações, a turma deve discutir em plenária as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, identificando suas semelhanças e diferenças e a importância delas para explicar a diversidade biológica.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos em relação às intencionalidades pedagógicas e critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar ideias científicas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de síntese e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade do recurso analógico criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar a pesquisa dos alunos.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os grupos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.
  • Discutir em grupo e criar um recurso analógico.
  • Apresentar e discutir as ideias evolucionistas em plenária.