Aula sobre Ideias Evolucionistas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Teoria da Evolução é um dos pilares da Biologia e compreender suas ideias é fundamental para entender a diversidade da vida na Terra. Nesta aula, os alunos vão comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, identificando semelhanças e diferenças entre elas.

Recursos necessários: Quadro negro, giz, cartolina, canetas coloridas, recortes de revistas e jornais.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente brevemente o tema, explicando a importância da Teoria da Evolução e as ideias de Lamarck e Darwin.

  2. Etapa 2 - Estudo de casos

    Divida a turma em grupos e apresente um caso de evolução para cada um. Os alunos deverão analisar o caso e identificar as ideias evolucionistas presentes nele.

  3. Etapa 3 - Lamarck

    Cada grupo irá criar um cartaz sobre as ideias evolucionistas de Lamarck, destacando suas principais características e exemplos de organismos que se encaixam em sua teoria.

  4. Etapa 4 - Darwin

    Cada grupo irá criar um cartaz sobre as ideias evolucionistas de Darwin, destacando suas principais características e exemplos de organismos que se encaixam em sua teoria.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, identificando semelhanças e diferenças entre elas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seus cartazes e as ideias que identificaram em relação a Lamarck e Darwin. A turma irá discutir e complementar as ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na aula e a compreensão das ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.

Intencionalidades pedagógicas

  • ;Compreensão do tema, interesse pela aula
  • Estímulo à pesquisa e ao trabalho em grupo;
  • Desenvolvimento da criatividade e da habilidade de síntese.
  • Compreensão das ideias de Lamarck, criatividade.
  • Compreensão das ideias de Darwin

Critérios de avaliação

  • Coerência entre as ideias apresentadas e a teoria de Darwin, criatividade.
  • Participação na discussão em grupo;
  • Interesse e envolvimento na atividade.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar os objetivos da atividade;
  • Distribuir os estudos de caso e orientar os alunos na leitura e discussão em grupo;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do infográfico;
  • Promover a discussão em grupo e a participação de todos os alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o estudo de caso em grupo;
  • Criar o template de infográfico e preencher as lacunas com as informações mais importantes;
  • Apresentar o infográfico para a turma e destacar as informações mais relevantes;
  • Participar da discussão em grupo e contribuir com suas opiniões e ideias;
  • Demonstrar interesse e envolvimento na atividade.