Aula sobre Ideias Evolucionistas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Ideias evolucionistas" é fundamental para a compreensão da diversidade biológica e da evolução dos seres vivos. Nessa aula, os alunos irão comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin e identificar suas semelhanças e diferenças.

Recursos analógicos necessários:

- Lousa e giz

- Livros didáticos

- Papel e caneta

- Cartolinas

- Tesoura e cola

- Folhas sulfite

A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes deverão assistir a um vídeo sobre o tema antes da aula e, em seguida, participarão de atividades em grupo para aprofundar o assunto. A avaliação será realizada por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs, que os estudantes preencherão ao final da aula.

Aula em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Peça aos alunos que leiam em casa um texto sobre as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin e respondam a algumas questões prévias, que serão discutidas na aula seguinte.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Inicie a aula com uma pergunta que instigue a reflexão dos alunos, como: "Por que a evolução dos seres vivos é importante para a compreensão da vida na Terra?". Em seguida, discuta as respostas dos alunos e faça a relação com as ideias evolucionistas.

  3. Etapa 3 - Exposição dialogada

    Apresente as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin, utilizando a lousa e o livro didático.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Os alunos deverão ser divididos em grupos e receberão uma cartolina para elaborar um mapa conceitual comparando as ideias de Lamarck e Darwin. Oriente-ose tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e o professor deve mediar a discussão e sanar possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos deverão criar um cartaz sobre a importância das ideias evolucionistas para a compreensão da diversidade biológica. Oriente-os e forneça materiais necessários.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos através da dinâmica dos 3Q’s.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar ideias evolucionistas;
  • Compreender a importância das ideias evolucionistas para a compreensão da diversidade biológica;
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin;
  • Comparação das ideias de Lamarck e Darwin;
  • Identificação das semelhanças e diferenças entre as ideias de Lamarck e Darwin;
  • Clareza e organização do mapa conceitual;
  • Criatividade e clareza do cartaz.

Ações do professor

  • Orientar e mediar as atividades propostas;
  • Tirar dúvidas e fornecer informações necessárias;
  • Avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Ler o texto prévio;
  • Participar da discussão;
  • Elaborar o mapa conceitual e o cartaz;
  • Apresentar os trabalhos para a turma.