Aula sobre Identificacao E Leitura Das Componentes De Um Grafico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os gráficos são uma forma visual de representar dados e informações. Eles são amplamente utilizados em diferentes áreas, como jornalismo, ciência, economia, entre outras. É importante que os alunos aprendam a identificar os componentes dos gráficos para poderem interpretá-los corretamente e tirar conclusões a partir das informações apresentadas.

Exemplo prático:

Apresente diferentes tipos de gráficos, como gráficos de barras, gráficos de pizza, gráficos de linhas, entre outros, e peça que os alunos identifiquem os componentes de cada um deles. Apresente gráficos utilizados em notícias ou em pesquisas para os alunos entenderem a importância da interpretação correta dos gráficos.


  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema: "Como identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos (título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico?".

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos devem divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do tipo de gráfico

    Cada grupo deve escolher um tipo de gráfico para trabalhar.

  4. Etapa 4 - Identificação dos componentes do gráfico

    Cada grupo deve identificar os componentes do gráfico escolhido.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da atividade para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Cada grupo deve utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Avalie conforme os critérios de avaliação e dê feedbacks aos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os componentes dos gráficos;
  • Estimular a interpretação correta dos gráficos;
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica;
  • Desenvolver a habilidade de avaliação;
  • Desenvolver a habilidade de identificar os componentes dos gráficos.

Critérios de avaliação

  • Interpretação correta dos gráficos;
  • Comunicação clara e objetiva;
  • Participação ativa nas atividades;
  • Escolha adequada do tipo de gráfico;
  • Avaliação adequada da atividade.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a reflexão crítica;
  • Orientar os grupos na escolha do tipo de gráfico;
  • Estimular a criatividade.

Ações do aluno

  • Identificar os componentes dos gráficos apresentados;
  • Participar das atividades;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade;
  • Refletir criticamente sobre a atividade.