Aula sobre Identificacao E Leitura Das Componentes De Um Grafico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A identificação dos componentes do gráfico é uma habilidade importante para a compreensão de informações em diferentes áreas do conhecimento, como na Matemática, na Geografia, na Economia e em outras disciplinas. Compreender os elementos constitutivos de um gráfico, como título, eixos, legendas, fontes e datas, é fundamental para a interpretação correta dos dados apresentados. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar as variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráficos e a reconhecer a importância dos elementos constitutivos na interpretação dos dados.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância da identificação dos componentes do gráfico para a compreensão de dados. É importante que os alunos entendam que os gráficos são uma forma visual de apresentação de informações e que os elementos constitutivos são fundamentais para a interpretação correta dos dados.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, no qual devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam as necessidades e expectativas do público-alvo da informação apresentada no gráfico.

  3. Etapa 3 - Identificação dos elementos constitutivos

    Apresente diferentes tipos de gráficos e explique a função de cada elemento constitutivo, como título, eixos, legendas, fontes e datas. Os alunos devem identificar cada elemento em cada tipo de gráfico apresentado.

  4. Etapa 4 - Identificação das variáveis e suas frequências

    Os alunos devem identificar as variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráficos. Apresente gráficos simples, como de barras e de pizza, e gráficos mais complexos, como de dispersão e de linha.

  5. Etapa 5 - Análise e interpretação dos dados

    Os alunos devem analisar e interpretar os dados apresentados nos gráficos, levando em consideração os elementos constitutivos e as variáveis identificadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados da análise e interpretação dos dados em forma de relatório, utilizando os elementos constitutivos e as variáveis identificadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a importância da identificação dos componentes do gráfico

    Promova uma reflexão com os alunos sobre a importância da identificação dos componentes do gráfico para a compreensão correta dos dados apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráficos.
  • Reconhecer a importância dos elementos constitutivos na interpretação correta dos dados apresentados em um gráfico.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos na análise e interpretação dos dados apresentados em um gráfico.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos constitutivos em diferentes tipos de gráficos.
  • Identificação correta das variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráficos.
  • Análise e interpretação correta dos dados apresentados em um gráfico.
  • Utilização adequada dos elementos constitutivos na apresentação dos resultados da análise e interpretação dos dados.
  • Participação ativa nas atividades propostas durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da identificação dos componentes do gráfico.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a aula.
  • Estimular a criatividade dos alunos na análise e interpretação dos dados apresentados em um gráfico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas durante a aula.
  • Identificar corretamente os elementos constitutivos em diferentes tipos de gráficos.
  • Identificar corretamente as variáveis e suas frequências em diferentes tipos de gráficos.
  • Analisar e interpretar corretamente os dados apresentados em um gráfico.
  • Utilizar adequadamente os elementos constitutivos na apresentação dos resultados da análise e interpretação dos dados.