Aula sobre Identificacao E Leitura Das Componentes De Um Grafico

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar os componentes de um gráfico, como título, eixos, legendas, fontes e datas. Essa habilidade é importante para que eles possam interpretar e criar gráficos com precisão e clareza. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico para apoiar o estudo de caso realizado por eles.

Exemplo prático:

Apresente aos alunos um gráfico simples, como um gráfico de barras, e peça que eles identifiquem os componentes do gráfico. Em seguida, mostre um gráfico mais complexo, como um gráfico de pizza, e peça que os alunos identifiquem os componentes novamente. Isso ajudará a reforçar a importância de identificar corretamente os componentes do gráfico.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a importância de identificar os componentes do gráfico. Em seguida, apresente um exemplo prático de um gráfico simples e peça que os alunos identifiquem os componentes.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos e peça que eles identifiquem as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos do gráfico. Em seguida, divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template de infográfico para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para apoiar o estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo como o template de infográfico pode ser utilizado para apoiar o estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos devem aplicar o que aprenderam na aula em um exercício prático, identificando os componentes de um gráfico. Avalie os estudantes durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as dificuldades encontradas na identificação dos componentes do gráfico e como superá-las.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância de identificar corretamente os componentes do gráfico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Consolidar o aprendizado dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos do gráfico;
  • Reconhecer a importância de identificar corretamente os componentes do gráfico.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das variáveis e suas frequências e dos elementos constitutivos do gráfico;
  • Criatividade na criação do template de infográfico;
  • Utilização correta do template de infográfico para apoiar o estudo de caso;
  • Participação ativa dos alunos na discussão.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso;
  • Orientar os grupos na criação do template de infográfico;
  • Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos;
  • Orientar os grupos na discussão;
  • Reforçar a importância de identificar corretamente os componentes do gráfico.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos do gráfico;
  • Criar o template de infográfico;
  • Apresentar o template de infográfico para a turma;
  • Explicar como ele pode ser utilizado para apoiar o estudo de caso;
  • Participar ativamente da discussão.